Aos pastores e pastoras do Presbitério do Salvador, paz e bem.

Postado por Cláudio Márcio | | Posted On sábado, 20 de maio de 2017 at 17:23

 Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor! (Sl 31.24)

Escrevo essas simples linhas desejando que estejam bem. Muitas são as aflições que na jornada nos “tiram do chão”. Nos preocupamos com demandas familiares, profissionais e, não menos, com uma comunidade de fé (ovelhas) que precisamos cuidar, proteger dos lobos, não? Confessemos: há dias que nós é que precisamos de “águas tranqüilas e pastos verdejantes”. O que fazer nessas situações? Cada um(a) tem respostas múltiplas para essa indagação, não tenho dúvidas.
Desta maneira, rogo ao Senhor que continue cuidando e encorajando cada um(a) nos seus ministérios, lutas e utopias. Sim, sejamos fortes. Tenhamos coragem. Deus caminha ao nosso lado. Chorando e sorrindo, somos dEle. O que esperamos no Senhor? Sugiro que pare a leitura e pense um pouco nisso. De fato, realizando uma ligeira alteração na pergunta acompanhada da reflexão pensemos: o que o Senhor espera de nós?
Deus abençoe sua vida, família e ministério. O PSVD com suas limitações e possibilidades, estende a mão a vocês dizendo: sigamos juntos, pois, Deus é o Senhor de nossa história.
Muritiba, cidade serrana do Recôncavo da Bahia, 15-05-17.
 Rev. Cláudio Márcio
(Moderador do PSVD)



Aos presbíteros e presbíteras do Presbitério do Salvador, paz e alegria.

Postado por Cláudio Márcio | | Posted On sexta-feira, 19 de maio de 2017 at 03:18

Espero que estejam bem. Vocês são muito importantes no desenvolvimento espiritual-administrativo da comunidade de fé. São parceiros(as) fortes que podem-devem continuar cuidando de seus pastores(as). Sempre haverá diversidade de perspectivas na relação PASTOR(A) E CONSELHO, que bom! O respeito e diálogo também são imprescindíveis para uma relação de comunhão.
Sei que muitos de vocês encontram-se cansados. Perfeitamente compreensível, não? Quantos anos mesmo de empenho ao Reino de Deus? Quantas lutas na igreja e ou família? Ah, se não fosse o Senhor... Animou, fortaleceu, renovou as esperanças na jornada.
Estejam atentos a novas lideranças na comunidade. Orem. Deus levantará homens e mulheres para continuar a obra que é dEle. Tenham paciência e disponibilidade para ensinar. Lembre-se que mesmo hoje com toda experiência, um dia foi um(a) iniciante.
Rogo ao Senhor que sejam uma bênção no ministério de seus pastores e suas pastoras. Sejam instrumentos de Deus em suas famílias e comunidade de fé. Recebam um abraço de gratidão e afeto pelo trabalho que foi realizado, está sendo e será ainda mais com a orientação do Santo Espírito.


Muritiba, cidade serrana do Recôncavo da Bahia, 15-05-17.
 Rev. Cláudio Márcio
(Moderador do PSVD)




Aos diáconos e diaconisas do Presbitério do Salvador, paz e justiça.

Postado por Cláudio Márcio | | Posted On terça-feira, 16 de maio de 2017 at 19:13

“O maior entre vocês deverá ser servo”. (Mt 23:11)

Temos defendido a perspectiva em que espiritualidade e diaconia são faces da mesma moeda. Sim, aprendemos com Jesus de Nazaré que o “Pai-nosso” e o “Pão-nosso” são indissociáveis. É preciso desenvolver ações de cuidado e libertação dos pequeninos que encontramos no caminho.
Confesso que a prática diaconal não deve se limitar a “servir a mesa do Senhor”. É preciso-possível realizar uma atuação mais crítica e ampla na comunidade e ou cidade. Seria desonesto negar, não reconhecer o trabalho feito com amor e responsabilidade pelas juntas diaconais do nosso PSVD. Não se trata de contradição argumentativa no mesmo parágrafo, ao contrário, o tom é muito mais de agradecer, reconhecer e provocar, uma vez que, podemos muito mais!
Deus abençoe vossas mãos. Que muitos na jornada vejam as respostas de suas preces ao Senhor. Sejam fortes, tenham coragem e sigam avante. Deus nos convida para promover justiça nas esquinas e praças da cidade. Aprendamos com a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) que “mesa do Senhor” é onde se encontra os injustiçados da sociedade e, em muitos casos, lhes faltam ainda: dignidade, garantia de direitos sociais, habitação, terra, mesa e, não menos, pão.


Muritiba, cidade serrana do Recôncavo da Bahia, 15-05-17.
 Rev. Cláudio Márcio
(Moderador do PSVD)


A Juventude do Presbitério do Salvador, paz e alegria.

Postado por Cláudio Márcio | | Posted On segunda-feira, 15 de maio de 2017 at 20:06


“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles” (Eclesiastes 12:1).
Gostaria de convidar você a abrir os olhos e perceber que em nossas comunidades de fé, por vezes, o número de anciãos é bastante significativo. Isso não é um problema, ao contrário, louvado seja Jesus de Nazaré por isso. Entretanto, é preciso problematizar: temos visto a presença marcante e relevante da nossa juventude? Onde estão os jovens em nossas estruturas eclesiásticas? Quais serão nossas estratégias de articular, buscar outros para uma experiência profunda com Deus em uma igreja tão linda quanto nossa IPU?
Honestamente, não busco cansar você com essas inquietações, mas, confesso: estamos dispostos a dar continuidade ao que homens e mulheres fizeram pelo Evangelho de Cristo e, consequentemente, nossa IPU? Insisto: abra os olhos! Nossos líderes fundadores estão cansados e ou faleceram. Enquanto rabisco este texto, oro para que você seja tocado por Deus. Para que reavive seu chamado, sua vocação, seus talentos. Peço a Deus que ainda hoje brote em seu coração um desejo enorme de se consagrar ao Senhor e dizer-lhe: “eis-me aqui”.
Espera-se da juventude coragem, criatividade, ou seja, o novo. É isso que você deseja para as próximas gerações, uma IPU fragilizada e quase inoperante? Espero que não. Assim sendo, na igreja, no trabalho, na universidade, nos movimentos sociais, nos partidos políticos, nos sindicatos e nas ONG’s, seja SAL E LUZ DO MUNDO!
Peço a Deus que desperte em você as sementes da revolução do Reino de Deus. Juventude: vistamos a camisa do Evangelho de Jesus de Nazaré, todavia, não cabe “desprezar” o “colete” da IPU. Deseja continuar essa linda história?
Muritiba, cidade serrana do Recôncavo da Bahia, 15-05-17.
 Rev. Cláudio Márcio

(Moderador do PSVD)