quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]


“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar” (Luther King)

“O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador” (Provérbios 14:31)

“Mas não se preocupe meu amigo com os horrores que eu lhe digo. Isso é somente uma canção, a vida, a vida realmente é diferente quero dizer, a vida é muito pior...” (Belchior)
  
Tenho o Senhor bem pertinho de mim, pois, sei que escutas os barulhos da minha existência, logo, realizo uma oração ao Deus da minha vida.  Sigo em frente ouvindo o som da Tua voz que é convite para a justiça e beleza. Meus olhos se enchem de esperança por perceber setores do campo ecumênico produzindo uma práxis libertadora em favor dos direitos sociais de grupos subalternizados historicamente.
Ó Deus, vi Tua face no rosto do humano esquecido na calçada. Confesso que por vezes acho curioso como pessoas religiosas buscam uma experiência com o Senhor olhando apenas para cima. Ora, como isso é possível? Mãos para o alto, olhos fechados... É só isso mesmo “abençoado”? Abram os olhos para que possam conhecer o Senhor. Não olhem apenas para cima, aprendam a olhar para o lado e para dentro.
Ó Deus, será que a Bíblia deles é diferente? Se liga “abençoado”: “ o meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei” (João 15:12). Ora, “nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a vida por nossos irmãos” (1 João 3:16).
Ó Deus, qual imigrante é bem vindo em solo Brasileiro? O “problema” se limita a Latinos Americanos e Africanos? Como bem salientou Ras André Guimarães sobre narrativas bíblicas: “No primeiro testamento Abraão para obedecer a Deus se torna um imigrante. O povo hebreu foi um povo literalmente imigrante e recebe orientação de Deus para não maltratar o estrangeiro. No segundo testamento Jesus ao nascer, segundo o Evangelho de Mateus, se torna junto aos seus pais um refugiado”. Desta maneira, como é possível um cristão xenofóbico?
Ó Deus, o Brasil é marcado por relações sociais hierárquicas que passam pela dimensão do “sabe com quem está falando?” como aponta Roberto DaMatta. Entretanto, convido cada irmão e irmã a lembrar das palavras de D. Paulo Evaristo Arns: “a graça de Deus não esquece ninguém nem se regula por crachás”. Amém!
(Prece feita em 22-08-18)




[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]



“Deus não é cristão” (Desmond Tutu)
“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana)
“A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo” (Pv 14:34)

Pai-Mãe que nos aceita por completo. Sabes dos nossos medos, angústias e utopias. Imploramos ao Senhor neste dia: tenha compaixão de nós! Almejamos nos envolver com Teu Reino assumindo as lutas dos injustiçados da nação, ou seja, nossa fé é engajada e se revela garantindo direitos humanos.
Ó Deus, quem disse que o Senhor é de uma igreja específica? Quem disse que as praças não são teus altares? Quem disse que a rua não revela Teu nome? Quem disse que os símbolos sagrados são mais sagrados que os humanos?  
Pai-Mãe estamos cansados destes hipócritas nos púlpitos das igrejas. Eles são adoradores do dinheiro e missionários do ódio. Fazem da Bíblia uma ferramenta de dominação de mente e corpos. Todavia, “a profecia não está morta! Ameaçada, mas, viva” como apontou meu amigo Edmilson Schinelo(CEBI).
Ó Deus, após reunião do Fórum Ecumênico ACT Brasil, somos novamente desafiados a produzir uma teologia libertadora e dialógica. Pensando com Frei Betto "Devemos falar com Deus o tempo suficiente para poder escutá-lo”, sim, daí olhamos para as periferias, assumindo processos coletivos, ouvindo vozes dos movimentos sociais, religiosos, acadêmicos...
Sim, Senhor, debatemos, sentamo-nos à mesa, cantamos, dançamos, bebemos, nos emocionamos, avaliamos, planejamos, fomos ao encontro do outro e da democracia ameaçada em nossa nação.  
Sim, Pai-Mãe, os desafios são muitos, porém, as possibilidades também. Não vamos nos calar! Seguiremos firmes com um olhar crítico e comprometido com a defesa da vida. Quem nos ensinou isso? Foi Jesus de Nazaré. Lemos a Bíblia com criatividade, coragem e compromisso coletivo, uma vez que se o olhar para o texto é sempre uma interpretação, isto é, um olhar sobre, quem faz “a melhor leitura”? Quem possui maior legitimidade?
Ó Deus, assumimos este campo de disputa e não iremos retroceder. Que o Espírito Santo renove nossas forças e esperanças, pois, caminharemos unidos, e, como aponta Teresa de Ávila: “Quem ama faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho”.
(Prece Feita em 17-08-18)





[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

domingo, 12 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]


“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Cor. 5.7)

Ó Deus, sei que encoraja homens e mulheres nos seus sonhos mais belos e difíceis. Sou grato por encontrar-Te na face deles e delas em cada esquina da cidade. Vejo com assiduidade que a fé das pessoas faz com que de PÉ possam enfrentar a vida. Choram, sofrem, lutam, dançam, riem e recomeçam tudo no dia seguinte. O que move esses sujeitos sociais?
 Suspeito que seja a dimensão da FÉ. Isto é, fé, fantasia, sonho, imaginação, sentidos atribuídos nas utopias. Deste modo, razão e fantasia se combinam dizendo quem somos e o que queremos ser e, não menos, o que estamos fazendo se somos cristãos!
Ó Deus, sei que há muito a ser feito. É preciso tomada de consciência e assumir outra postura diante da vida, ou seja, salgar e iluminar esse modelo societário caótico. É preciso coragem e esperança diante dos poderosos da nação. É preciso uma fé revolucionária que caiba luta por justiça, celebração, entretenimento, flores e muita poesia.
Palavra corpórea que é espiritual por ser humana. Como abaliza Frei Betto: “ser humano é lutar pela plenitude da vida”. Sim, leia a Bíblia e ore, pois, se isso é importante para você, qual a razão de não realizar essa prática? Na realidade, vejo que muitos que defendem este exercício de espiritualidade pouco efetivamente fazem isso. Contudo, quero convidar você a somar a dimensão da luta por justiça social.
Ó Deus, até quando irão se enganar querendo uma relação com o Senhor individual e individualizante? Correm para as igrejas e não percebem Tua presença nos jardins e no canto dos pássaros? Como Te encontram sem uma relação de alteridade com o outro ao lado? Como podem se dizer cristãos se são promotores do ódio, da opressão e da violência?
Peço ao Senhor que transforme nossas vidas, pois, temos muitas falhas e somos limitados diante de tantos obstáculos no caminho. Com efeito, na nossa fragilidade colocamo-nos em Tuas mãos. Seguiremos os passos de Jesus de Nazaré em defesa da vida em solo Latino Americano a partir do Recôncavo Baiano. Peço ao Espírito Santo que nos anime e renove a esperança. Logo, “estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens [e mulheres] de coragem, sejam fortes” (1 Cor. 16.13).
(Prece feita em 10-08-18)




[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]


“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei MATUTE de dia e de noite” (Salmos 1.2\ Bíblia do matuto).

Ó Deus, trago na cabeça a memória da esperança. Suas promessas sinalizam que a última palavra será sempre as que saem dos teus lábios. Meu compromisso que é inadiável é estar em sua presença!
Ó Deus, sei que “uma nova mudança em breve vai acontecer”. Sei também que seu chamado reorganiza minha maneira de pensar o mundo. Pai-Mãe ajuda-me a “ver, julgar e agir”, ou seja, preciso produzir uma teologia prática a partir do chão onde piso.
Uma abordagem sócio-teológica da Bíblia que suspeite das aparências e que gere de maneira efetiva uma práxis da recriação imagética dos sonhos, pois, “o novo sempre vem”, assim, ao propor que “Deus é brasileiro e anda do meu lado”, torna-se indispensável outra experiência comigo mesmo e com o outro, isto é, “amar e mudar as coisas me interessa mais”.
Ó Deus, nosso “feijão com arroz” também é prato do Senhor. Nosso “samba, reggae” balança teus pés. Nossa “capoeira” também faz teu corpo gingar. Pai-Mãe faço essa prece a partir do território do Recôncavo da Bahia. Aqui nossa liturgia precisa tornar-se corpo, logo, ensina-me que fé-festa não é antagônico a fé-luta.
Lemos a Bíblia cotidianamente, porém, é preciso problematizar: é o suficiente? Melhor dizendo: como lemos e ou devemos olhar o texto sagrado? MATUTAR nele dia e noite significa também ser capaz de fazer (re)leituras de maneira responsável, crítica e, não menos, criativa.
Ó Deus, concordo com Júlio Zabatiero ao sinalizar: “Dentre os muitos desafios que temos de enfrentar, um dos mais importantes hoje em dia é o da imaginação de outro tipo de crente. Imaginar, criar imagens de, figurar, desenhar, sonhar, formar”.
Lembro Senhor aos meus irmãos e irmãs da IPU que nos princípios de Fé e Ordem em relação ao texto bíblico diz: “as Sagradas Escrituras são o padrão de doutrina e ética. A IPU reconhece, contudo, diante delas, o direito a diferentes posicionamentos exegéticos e teológicos os quais, sob a influência de condicionamentos históricos, culturais e sob a orientação do Espírito Santo, transformaram-se e se transformam de acordo com as necessidades dos homens e passaram a constituir verdadeiro patrimônio espiritual da Igreja Cristã”.
Trago na mão a Bíblia e a pimenta! Peço a Deus que lembre a cada irmão e irmã da IPU sua dimensão profética e encorajadora, amém!
(Prece feita em 06-08-18)


[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]



“Jó, PRESTENÇÃO e me escute; fique em silêncio, e falarei” (Jó 33:31-Bíblia do matuto).


Deus amoroso que orienta-nos na jornada, escutei esses dias duas narrativas que se complementam de irmãs da comunidade de fé. Ambas disseram mais ou menos assim: “há momentos em que pensamos que o sol já brilhará para encerrar a tempestade, mas, ela não acaba”. “Senhor, abençoa as pesquisas na área da saúde para que descubram a cura para doenças terríveis que tem afetado pessoas que tanto amamos”.
Senhor Deus, fui extremamente tocado por essas palavras, pois, como Ministro da Palavra e dos Sacramentos sou limitado. Não sou um herói! Sou demasiadamente humano!  Por vezes, tenho muito medo e não tenho todas as respostas.  A existência é difícil! Tenho muita fé-dúvida! Vem me socorrer!
Entretanto, meus pés não se cansam de ir à Tua direção, ou seja, onde os humanos se encontram em meio a suas dores e esperanças. Nosso choro tem regado nossas utopias mais belas. Somos valentes e teimosos! Somos caminhantes desejosos de um paradigma societário mais justo e igualitário.
Pai-Mãe tenha piedade de nós, pois, confiamos em suas promessas.  A Bíblia sinaliza “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). Este fragmento tem sido uma realidade profunda em nossas vidas. Cremos que Tua vontade será realizada na terra quanto no céu. Cremos que a graça de Jesus de Nazaré nos basta!
Desta maneira Deus, mesmo no dia em que o “sol se esconder”, cantarei louvores a Ti. Mesmo que a tecnologia, a política e os interesses mercadológicos interfiram no processo de saúde de pessoas que amamos, não tirarei meus olhos de Ti.
Renovo minha fé profética para lembrar aos mercenários da saúde que seu “sangue não é azul” e que UM DIA podem “precisar se desfazer de todo vil metal” em busca de “um gole de vida”. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
(Prece feita em 24-07-18)



[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).