terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Deus continue abençoando este mutirão...



“Ontem[23-02-19], em Feira de Santana, foi belíssimo, um recomeço transbordante do Espírito Santo, cheio de memórias extremamente significativas (Rev. Josué e a professora Elizete), saudades (Rev. João Dias e dona Ithamar), compromisso, sonhos e esperança! Que Deus continue abençoando este mutirão do Reino, que continue dando sabedoria ao Rev. Cláudio Rebouças e demais membros do Conselho do PSVD, que fortaleça e ilumine o Rev. Cássio e sua esposa Adelita, responsáveis pela Congregação de Feira, e que cresça cada vez mais este espírito de comunhão e despertamento missionário no Presbitério Salvador!” (Presbítero Júnior Amorim\ IPU de Itapagipe-BA)

“A IPU é uma denominação protestante com uma agenda progressista e ecumênica. Aqui em Feira de Santana teve o Rev. João Dias de Araújo como a grande referência. Agora se reinicia na Missão de ser uma Comunidade de Fé que se posiciona onde a vida está sendo ameaçada. Pertencente ao Presbitério de Salvador e tendo o Reverendo Cássio Santos Silva a frente com o apoio do Rev. Cláudio Márcio Rebouças da Silva (Então moderador do Presbitério do Salvador), convido a todos e todas interessados a celebrarem esse ressurgimento como boas novas de grande alegria” (Pastor Jorge Nery\ ABB e COINTER).

“A graça e a paz de Jesus aos irmãos e irmãs. Neste dia que é um dia de alegria e de esperança para todos nós da IPU, desejo ao pastor Cássio e Litinha que sejam sempre amparados pela luz do Espírito Santo, para que essa comunidade prospere e persevere no anúncio da palavra, nas orações, na comunhão fraterna e na partilha do pão. Deus que inspirou essa obra vai também sustenta-lá no seu amor e mostrar os meios para que produza muitos frutos. Deus abençoe a cada um em seu infinito amor” (Rev. Luiz\ IPU de Caetité).

“A Igreja Batista Nazareth expressa sua alegria por saber que mais um espaço de promoção da vida a partir do Evangelho do Jesus de Nazaré abre suas portas. Nossa oração é que muitas pessoas possam encontrar nesse lugar acolhida e conforto, desafio e compromisso com a paz através da promoção da Justiça. Nossa oração em especial pelo Rev. Cássio e sua esposa Adelita que estarão a frente desse trabalho, e a certeza de que podem contar conosco nessa caminhada comum. Abraços fraternos, Em Cristo”. (Joel Zeferino\ IBN\ABB).


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Homenagem ao Rev. João Dias de Araújo


Por: Diogo Valença[1]

No último dia 09 de fevereiro fui convidado pelo Rev. Cláudio Rebouças para participar, na Igreja Presbiteriana Unida de Muritiba, de uma roda de conversas sobre a memória do Rev. João Dias. O Prof. Jorge Nery fez uma fala sobre a trajetória política e religiosa do Reverendo João Dias, que minha esposa e eu tivemos a felicidade de conhecê-lo ainda em vida.
O Rev. João Dias esteve na minha sala de aula para falar de suas lutas na defesa da terra para os pequenos agricultores. O que me impressionou no Reverendo foi, sobretudo, a sua erudição, mas que ele não ostentava, procurando passar seus conhecimentos com simplicidade e humanidade. Ele esteve com Dom Hélder e combateu a ditadura com a força da sua fé. Para mim, não há diferenças entre cristãos autênticos, que expressam a sua fé por uma decisão política de lutar contra as injustiças sociais, e os lutadores do povo que aprendem a reconhecer no marxismo uma força teórica no combate contra a exploração do homem pelo homem.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


“Minha alucinação é suportar o dia-a-dia, e o meu delírio é a experiência com coisas reais. (Belchior)

Por: Cláudio Márcio

O que pode ser dito a um pai e uma mãe que perde seu filho em um terrível acidente? Honestamente, nada! Tenho tentado apenas me fazer presente como um amigo que chora com os que choram, uma vez que,todo meu patrimônio são meus amigos”. (Emily Dickinson). Não tenho todas as respostas e carrego na cabeça perguntas sem fim.
Na realidade, suspeito desses líderes religiosos que são quase “heróis” e tem todas as respostas na ponta da língua (inclusive aquelas que nunca foram perguntadas e ou não modificam nossa realidade em nada). “Mercenários, "ripocritis". Hipócritas, "ripocritis”, Hipócritas. Profetas, religiosos, promessas de políticos” (Edson Gomes).
Ó Deus, sou demasiadamente humano. Cheio de contradições e limitações. Sou aprendiz do camarada Jesus de Nazaré que me ensinou o processo do cuidado, do acolhimento, da misericórdia, da partilha, da justiça e, não menos, da libertação contra os poderes opressores.
Tenho aprendido definitivamente que o corpo é polifônico, assim, quando me faço presente nestes dias difíceis que podem afetar a vida de qualquer humano, sei que mesmo em silêncio estou dizendo: sinto muito meus amigos. Não sei como iremos reencontrar o sentido de continuar a caminhada, todavia, suspeito que seja necessário seguir. “Minha alma tem sossego em Deus, só em Deus. Que é fonte de salvação. Sim, só em Deus minha alma tem sossego. Nele encontra a paz” (Taizé).
Há quem se jogue nas drogas, no álcool. Há quem se lance na arte, na poesia. Há também os que resgatam a mística e a partir da fé e da afetividade de muitas mãos, se colocam de pé novamente. Redescobrir a olhar para si e para o outro não é fácil, porém, necessário. “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12).
Ó Deus, minha oração hoje é pelas muitas famílias que perderam um dos seus quando saiu para estudar, trabalhar e ou para o lazer e não mais foi possível retornar. Por favor, enxuga essas lágrimas que vez por outra escorrem no rosto. Que a dor possa se transformar em saudade boa, isto é, em memória para vida. É preciso convidar e seguir com os poetas quando apontam: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”. (Fernando Pessoa)

(Prece feita em 30-01-19)



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

NOSSO COMPROMISSO COM A VIDA...


“E peço que todos sejam um” (João 17.21ª)

Quando pensamos sobre o tema OIKOUMENE: nosso compromisso com a vida, muitas questões invadem nossa cabeça. Convido você a refletir ao menos duas dessas dimensões, isto é, qual entendimento que temos sobre compromisso? O que é a vida? Tais indagações aparentemente simples podem ser analisadas com o auxílio da antropologia, assim como, da cultura popular.
Sobre a vida que para fé cristã é lida e interpretada como um mistério e ou presente de Deus o cantor e poeta Gonzaguinha em uma de suas canções diz: “é o sopro do Criador em uma atitude repleta de amor”. Já a antropologia nos provoca para a alteridade, para a diversidade cultural dos grupos sociais, ou seja, só sou humano na relação com o outro.  Portanto, são as relações sócio-históricas, os diversos interesses em disputa que classificam e hierarquizam os indivíduos sociais.
Aqui precisamos de muita atenção, pois, a relação Igreja e Sociedade exige de nós uma visão profética que seja capaz de combinar denúncia e anúncio. Como Igreja Reformada cristocêntrica e ecumênica é importante continuar com “a Bíblia na mão e o berimbau na outra”.
Junto a tudo isso não se pode deixar de entender que os grupos identitários de Negros(as), Quilombolas, Indígenas, LGBT precisam ser vistos e respeitados como conjunto de sujeitos sociais portadores de direitos que historicamente são negados. É preciso estudo, orações e (re)leituras do texto sagrado, uma vez que, a vida é sempre mais sagrada que qualquer objeto sagrado.
Bem, o compromisso aqui é entendido como uma resposta ao amor de Deus revelado no camarada Jesus de Nazaré. Fomos tocados pela Graça e não podemos deixar de assumir a espiritualidade diaconal e libertadora. Desta maneira, cada um(a) coloque seus dons e talentos a serviço do Reino Divino.
Convido cada comunidade eclesiástica para viver a unidade na diversidade. Sejam responsáveis e criativos. Assumam responsabilidades dentro e fora das igrejas, e não se esqueçam: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)