quinta-feira, 26 de setembro de 2019

MÍSTICA E ENGAJAMENTO...


“Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor livra-o no dia mal” (Sl 41.1)

Por: Cláudio Márcio

Somos convidados por Jesus (o camarada de Nazaré) a exercer uma espiritualidade que não exclua duas percepções significativas em nosso cotidiano, a saber: a alteridade e a empatia. Sim, apenas vendo o outro e se colocando em seu lugar seremos efetivamente filhos e filhas de Deus. 
Não é possível viver uma indiferença diante de tantas calamidades que nos cercam. Pensando com Edson Gomes (cantor de reggae do Recôncavo baiano) quando diz: “tanta violência na cidade -brother é tanta criminalidade”. Sabemos que neste processo de violências múltiplas é o corpo afro-indígena que “tomba ao chão”. Até quando?

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Voo livre...



“Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos somente em meio aos livros - o nosso hábito é pensar ao ar livre, andando, saltando, escalando, dançando.” (Friedrich Nietzsche)

Por: Paulo Roberto (Cientista Social e Poeta)

Por vezes é de bom tom se vê mudo;
Surdo;
Absorto;
Indiferente...
Dar as costas para esse tanto de absurdo;
Que, ainda que neguemos, faz-se morada em “gentes”.
Por vezes faz-se um bem danado estar só;
Fiel a suas idiossincrasias...

sábado, 14 de setembro de 2019

Nem sempre as igrejas querem sua companhia...


Por: Cláudio Márcio

"Sim, Deus pode, perfeitamente, ser encontrado nas igrejas. Mas o problema é que nem sempre as igrejas querem sua companhia. Pois é muito exigente. Quer sempre tirar a igreja de seu bem-estar e de sua gostosa acomodação e fazê-la assumir as tramas e dramas do mundo”
 (Zwinglio Mota)

Queremos de fato a companhia de Deus em nossas vidas? Se sim, o que isso significa? Algumas pessoas respondem essa questão dizendo: frequento minha comunidade religiosa com assiduidade; quando o grupo de louvor canta eu fico perto de Deus; tem domingos que o sermão do pastor(a) é bom e tenho respostas de Deus para minha jornada; contribuo financeiramente com minha igreja; tenho tantos anos “de crente”; etc.