sábado, 11 de julho de 2020

A FACE EVANGÉLICA DO BOLSONARISMO É CALVINISTA


Por: Zózimo Trabuco[1]

Quando se fala do conservadorismo evangélico, do voto evangélico na direita ou mesmo da atuação nefasta da bancada evangélica, os comentários quase sempre são direcionados aos pentecostais e neopentecostais.
Embora esse segmento tenha desenvolvido uma prática política fundamentalmente conservadora nos costumes, a maioria dos fiéis pentecostais e neopentecostais, pessoas majoritariamente pobres e negras, não é defensora de políticas de governo anti-populares, mesmo que a bancada evangélica o seja.
O segmento evangélico mais identificado com políticas de austeridade ou anti trabalhistas está concentrado nas chamadas igrejas "históricas" ou "tradicionais", majoritariamente brancas e de classe média.

Pentecostais e neopentecostais podem constituir uma base de apoio importante para o bolsonarismo, mas o núcleo ideológico de defesa do projeto cristofascista se encontra no neocalvinismo à brasileira, em especial presbiterianos e batistas. E nem isso é uma novidade.
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e a Convenção Batista Brasileira (CBB) apoiaram o golpe e a ditadura. A Mackenzie abrigava o Comando de Caça aos Comunistas (CCC). O redator do AI-2 era presbiteriano e um interventor em Pernambuco também era da igreja, a mais comprometida com a ditadura entre todas as denominações evangélicas do Brasil.
João Dias de Araújo narrou as perseguições da IPB aos seus fiéis progressistas, o expurgo de pastores e seminaristas, a delação de membros à repressão, as restrições no ensino teológico, o fechamento de entidades de jovens e outras práticas inquisitoriais.
O ministro da educação é o terceiro presbiteriano no governo. A IPB de Londrina emprestou o templo para uma campanha de assinaturas para a criação do partido de Bolsonaro, com direito a ônibus com a imagem do presidente no estacionamento do templo.
Intelectuais e Youtubers presbiterianos e batistas propagam uma "cosmovisão cristã" alinhada às redes fundamentalistas internacionais e que recalca um supremacismo branco enraizado na identidade neocalvinista. A face do neocalvinismo é a mesma do bolsonarismo: masculina, branca, rica e terrivelmente evangélica.




[1] Professor de História da UFOB (falando sobre o novo Ministro da Educação no Instagram).

22 comentários:

  1. Eu conheço gente dessa linha religiosa que são fiéis defensores do bolsonarismo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheço "gente dessa linha religiosa que são fiéis defensores do bolsonarismo", mas também conheço gente dessa linha religiosa que defende fielmente o Lula. Ah! E conheço gente de outras linhas religiosas que defendem o bolsonarimso, tanto quanto conheço gente de outras linhas religiosas que defendem o lulismo. A existência de alguns direitistas ou esquerdistas dentro de uma determinada instituição (ou denominação, como no caso do artigo) não nos autoriza a taxarmos o todo à partir de uma parte. Se fosse assim todo político seria corrupto, todo corinthiano seria bandido, todo Padre seria pedófilo, todo funcionário público seria preguiçoso, todo são-paulino seria homosexual e todo Pastor evangélico seria "pedidor de dinheiro", não é mesmo PASTOR Cláudio Márcio? E todos nós sabemos que nenhuma dessas afirmações é verdade. O próprio Lula possui evangélicos em seus círculos (Benedita da Silva é da Assembleia de Deus) e a Gleisi Hofmann fundou a ala da juventude evangélica dentro do PT. Rafael Muniz, sei que você não atacou ninguém em seu comentário, nem demonstrou polarização alguma. Só fez um comentário de que conhece gente de tal e tal jeito. Por isso não estou te criticando, meu querido. Só estou completando seu comentário naquilo que achei que ele estava carente. Não ache que estou te atacando pela sua fala, pois te garanto que não estou.

      Excluir
  2. Eu concordo. Os pentecostais e neopentecostais atuam mais como a "força braçal" do movimento conservador enquanto o "cérebro" fica por conta dos neocalvinistas batistas e presbiterianos.

    ResponderExcluir
  3. Sigamos juntos em fé-luta e de mãos dadas para construção de outra realidade.

    ResponderExcluir
  4. Irmão, sou de tradição católica, talvez por isso seja ignorante no assunto. Mas, seria interessante você escrever um texto que fizesse uma relação (há?) entre o calvinismo e as posições atuais. Se há uma dimensão de continuidade/atualização ou, acho menos provável, de ruptura. Enfim... a mim interessaria muito e creio ser bastante importante para a conjuntura atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitor. O professor Zózimo é um historiador que pesquisa o protestantismo brasileiro. Em um dos seus livros ele trata sobre "À direita de Deus, à esquerda do povo: protestantismos, esquerdas e minorias (1974-1994)".Pode ajudar bastante a compreender setores ecumênicos progressistas...
      Este texto dele no Teologando Na Serra é uma pequena reflexão no Instagram.

      Neste contexto (no blog) há também:
      O ontem e o hoje estão entrelaçados; A face terrivelmente fundamentalista do governo Bolsonaro;Presbiterianismos-em-disputa é necessário conhecer...

      Valeu!😉

      Excluir
  5. Desculpe a quebra da unanimidade, mas conheço lideranças de vários matizes ideológicos. Alguns aqui mencionados pessoas como costumam falar os irmãos pentecostais " muito de Deus" temo generalizações, ou mesmo menções individuais que levem a uma generalização preconceituosa que crie mais cismas na igreja brasileira, cuja unidade anda, desculpem a expressão, muito mal das pernas. A unidade da Igreja foi dos últimos clamores de Jesus ao Pai. De minha parte, faço o que estiver ao meu alcance para ter paz para com todos. Não inclui passar a mão na cabeça de malfeitores nem me aliar a eles. Mas por vezes vejo a Igreja com mais discursos beligerantes do que de amor, perdão e misericórdia. Deus nos dê espirito de amor , moderação e certamente justiça.

    ResponderExcluir
  6. Você conseguiu passar no seu texto, todo ódio, preconceito e discriminação sobre os evangélicos ou protestantes (uma forma pejorativa) !!!! O professor deve incentivar o senso crítico e analítico, jamais direcioná-los!!!! Cadê o seu repúdio ou indignação quanto aos feitos da igreja católica na idade média??? Aonde era proprietária de boa parte da Europa!!! Cadê sua indignação, quando uma país que vive na miséria e de grande desigualdade social, organiza Copa do Mundo e Jogos olímpicos aonde as os estádios e infra-estrutura foram super faturados pela quadrilha que governava a nível municipal, estadual e federal!!! Acredito que todas escolhas devem ser respeitadas e rotular as pessoas não é legal, como vc mesmo disse: terrivelmente evangélica!!!!!! Tire esse rancor do seu coração!!! Deus criou homens e não religiões!!! Deus criou homens e não raças!!! São pessoas iguais a vc, que ajudam a disseminar o ódio e rupturas em nossa já fragilizada sociedade!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quadrilha é a que se montou após o golpe. A quadrilha prendeu lula antes da eleição. A quadrilha escondeu Queiroz e esconde a mulher do Queiroz. A quadrilha acobertar quem matou Mariela. A quadrilha disseminou o ódio antes da eleição. A Máfia brasileira misógena, racista e terrivelmente à direita da situação está no arraial e mantém os incautos "anartiê". Abram os os olhos povo de Deus. "Quem tem ouvidos ouça"...

      Excluir
    2. A verdadeira quadrilha disseminou o ódio antes da eleição. A quadrilha manteve preso o baluarte do Brasil é defensor dos oprimidos. A quadrilha acoberta quem matou Mariele. A quadrilha escondeu Queiroz e esconde sua esposa. A quadrilha, meu caro, está na palhoça, iludindo os incautos e os mantendo anarriê enquanto seguem à direita!

      Excluir
    3. Caríssimo,você não vê que o ódio é seu? Porque tanta raiva? O artigo te atingiu tanto assim? O chapéu serviu na cabeça? Não falou-se sobre a igreja católica na idade média porque não é este o assunto,embora talvez tenhamos de discutir isso daqui a algum tempo tendo em vista o avanço tenebroso da religião sobre a vida das pessoas.Pelo viés de tua resposta nota-se nitidamente que você carrega ódio contra a esquerda,é um antipetista raivoso.Eu não acho que discutir com pessoas como você adianta alguma coisa.De qualquer forma achei um desaforo tua raivinha descabida.Vá estudar! Mais filosofia e menos bíblias!

      Excluir
    4. Paulo Martins, por favor, leia com atenção o texto que você se propõe a criticar. Em momento algum houve ali alguma manifestação de "ódio contra a esquerda" ou de "antipetismo raivoso", como você mencionou. Não sei quem escreveu o texto, mas não consigo concordar com o teu ataque pessoal a ele. Desde quando não "adianta alguma coisa" "discutir com pessoas como" quem quer que seja? Qual o problema de se debater ideias com quem pensa diferente? Em prol da Filosofia (como você mesmo reivindica, no final do seu comentário) você mesmo fere a própria Filosofia, pois ignora um preceito muito básico, simples e preciso dela, que é a busca pela verdade. Ora, para que essa busca ocorra é necessário se ouvir quem pensa igual e quem pensa diferente. Se o anônimo que fez o comentário acima citou pontos a melhorar no discurso do autor do artigo, bem fará este último em se permitir aprimorar pelo ponto de vista alheio. Triste é alguém recusar-se a dialogar com os de opinião divergente, como você mesmo fez. Triste mesmo!

      Excluir
  7. Há dois erros graves no texto, apesar de eu concordar com o todo. Primeiro,incluir batistas num grupo que chama de calvinistas não faz muito sentido. Apesar de ter correntes batistas que defendam o pensamento do João Calvino, a igreja Batista é essencialmente arminiana. Outro erro, e na verdade uma consequência do primeiro, é achar que a igreja Batista como um todo defenda essa ideia bolsonarista. Sou batista tradicional, filho de pastor, e de forma alguma defendemos isto. No contexto em que vivo percebi mesmo muitos presbiterianos indo por este caminho, e até muitos batistas também, mas não é a filosofia que a igreja defenda.

    ResponderExcluir
  8. Há dois erros graves no texto, apesar de eu concordar com o todo. Primeiro,incluir batistas num grupo que chama de calvinistas não faz muito sentido. Apesar de ter correntes batistas que defendam o pensamento do João Calvino, a igreja Batista é essencialmente arminiana. Outro erro, e na verdade uma consequência do primeiro, é achar que a igreja Batista como um todo defenda essa ideia bolsonarista. Sou batista tradicional, filho de pastor, e de forma alguma defendemos isto. No contexto em que vivo percebi mesmo muitos presbiterianos indo por este caminho, e até muitos batistas também, mas não é a filosofia que a igreja defenda.

    ResponderExcluir
  9. Rev. Cláudio Márcio, entendo que todos tem a liberdade de pensar como quiserem e expressar isso de forma conveniente. Concordo e defendo isso. Mas acho estranho alguém de dentro da Igreja Presbiteriana Unida (portanto, historicamente ligada ao Presbiterianismo e ao Calvinismo) difundir um texto que, apesar de apresentar acertos e verdades, contém equívocos sérios e (o que é pior) uma fortíssima conotação ideológica pessoal nitidamente contrária à forma de pensar a que o senhor mesmo, Reverendo, está indiscutivelmente vinculado. Não estou defendendo a ideia de que o senhor publique apenas elogios à sua instituição. De forma alguma. Só estou dizendo que quando um texto é nitidamente afetado pelo ponto de vista pessoal do autor, o conteúdo dele se torna suspeito (da ideia jurídica da suspeição, quero dizer). E quando um conteúdo suspeito assim é transmitido como sendo uma verdade incontestável (como no texto em questão), isso deveria parar no filtro de pessoas mais esclarecidas, como acho (e espero) que seja o seu caso.
    Creio que o senhor seja da mesma posição ideológica do Prof. Trabuco (ao menos é a conclusão mais plausível da situação). Acho que estamos carregados demais de pontos de vistas ideológicos sobre esse assunto, e que todos ganhariam se a verdade fosse apenas contada, ou seja, apresentada de maneira mais imparcial, sem as interpretações pessoais desta ou daquela ala.
    Deus nos abençoe a todos, inclusive aos que se incomodam com os "terrivelmente evangélicos".

    ResponderExcluir
  10. Da primeira à última linha, esse artigo é pesadamente ideológico, sem qualquer pretensão cognitiva. Tem valor zero!

    ResponderExcluir
  11. Como se ofendem os evangélicos quando são correlacionados ao presidente Bolsonaro. Para defende-lo esquecem até mesmo dos ensinamentos biblicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não vi em lugar nenhum aqui alguma defesa ao atual presidente. Aliás, os únicos nesse post e nos comentários que defenderam alguém foram os defensores do Lula. Basta ler alguns comentários acima para que isso fique claro. E também não entendo porque de sua fala sobre esquecer até mesmo dos ensinamentos bíblicos. Se não há manifestações pró-Bolsonaro aqui, muito menos haverá atropelo de ensinamentos bíblicos para sustentar tal defesa.
      Sinto muito, mas seu comentário está completamente despido de fundamento.

      Excluir
  12. Particularmente, eu discordo, bolsonero tem apoio em todas as matizes religiosas, sou presbiteriano e sou totalmente contra ao governo Bolsonaro.

    ResponderExcluir