terça-feira, 18 de maio de 2021

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE

 

Por: Cláudio Márcio Rebouças da Silva[1]

Mistério que nos acolhe com braços amorosos e em tua presença  recebemos poder para testemunhar o Evangelho da libertação e servir ao próximo com compaixão.  Em cada rosto da estrada um pouco de ti. Em cada canto de pássaro tua voz se faz ouvir. Quando contemplo a irmã borboleta e o irmão beija-flor não paro de sorrir.

Teu sou eu, Senhor, me consagro a ti. Intercedo por este mundo teu e carente de ti.  Dias difíceis temos vivido, por favor, enxuga nossas lágrimas, segura nossa mão e recria os nossos passos. Queremos caminhar em direção a ti e contigo todos os dias. És como uma grande Jaqueira na cidade serrana do Recôncavo baiano, quero ficar em tua sombra e descansar em ti.

Deus na vida, almejo o dia em que as crianças voltem a brincar nas praças da cidade. Deus da vida, almejo o dia em que as mesas estejam repletas de pão. Deus da vida, almejo o dia em que o pandeiro nos convoque para celebração. Deus da vida, almejo o dia em que não encontre mas um corpo negro sangrando no chão.

 Deus da vida, almejo o dia em que os territórios indígenas e quilombolas não sejam usurpados por mineradoras e pelo agronegócio. Deus da vida, almejamos o dia em que não veremos mulheres violentadas, estupradas e vítimas do feminicídio. Deus da vida, que nenhum gay seja espancado e morto por viver sua sexualidade. Deus da vida, precisamos de uma fé comprometida com a defesa da vida e dos direitos humanos.

Ensina-nos, ó Deus, como igreja e sociedade a viver uma espiritualidade diaconal. Amar e não julgar. A acolher e não silenciar. Ensina-nos, ó Deus, a cuidar e proteger. Que nossa voz seja som de justiça e esperança. Que nossos olhos brilhem ao sermos surpreendidos por tua graça. Que a fé nos aponte ao recomeço coletivo de uma nova humanização.

Escuta Senhor a nossa prece neste dia, pois, fazemos em nome do teu filho, Jesus Cristo, amém.



[1] Rev. da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo baiano).


6 comentários: