sábado, 14 de outubro de 2023

Deixai vir a mim os pequeninos...

 

Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus" (Lucas 18:16)

Por: Cláudio Márcio R. da Silva[1]

Temos muito a apreender com o pedagogo Jesus de Nazaré. A capacidade de escuta interessada, a empatia, o uso de imagens do cotidiano das pessoas, a transformação da realidade, o acolhimento sem distinção, os vários lugares dos saberes, a humildade de ser ensinado por outro, enfim.

Cada um(a) tem na memória um(a) professor(a) que marcou a sua maneira de ver o mundo, pois, acreditou em nosso potencial e nos sugeriu um caminho possível de caminhar. Desta maneira, para além do letramento formal, me refiro também a quem nos educou na informalidade.

Sem dúvida, precisamos de uma educação que não seja “bancária”, mas, crítica, humana e emancipatória. Precisamos de escolas que não sejam “gaiolas” aprisionando sonhos e trajetórias. Precisamos de formação permanente e salários dignos, pois, apenas uma ideia de “vocação e paixão” pelo ofício de ensinar não é suficiente.

Confesso que as vezes é necessário deseducar para não nos perdermos de nós mesmos no que tange a alegria de ensinar. Como sugere Rubem Alves: Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.

Que a dimensão lúdica e humana sejam faces da mesma moeda, assim, brincando de ensinar vamos construindo sonhos e garantindo crianças nas escolas para efetivar os múltiplos processos de ensino e aprendizagem.

 




[1] Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida de Muritiba-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário