terça-feira, 27 de agosto de 2019

Fé e política...


Por: Cássio Santos (Rev. da IPU em Feira de Santana-BA)

No dia 24 de agosto de 2019 várias pessoas de diferentes seguimentos cristãos estiveram reunidas refletindo sobre um tema bastante relevante para o momento político, social e religioso que a sociedade brasileira atravessa. O tema do encontro foi "A política e os evangélicos no Brasil: Qual nosso papel nesse contexto? "
A Dra. Elizete da Silva trouxe uma grande contribuição para o público presente no evento, demonstrando de forma magistral como cada pessoa será cobrada pela história com suas posturas, pois apresentou um quadro de evangélicos que se colocaram de forma totalmente contrária às posturas de Cristo que sempre defendeu a justiça, a paz e a liberdade, bem como muitas mulheres e muitos homens que também contribuíram na construção do Reino de Deus. Depois da fala da professora houve também um momento de depoimentos e partilha o qual foi enriquecedor! 

Ora, não nos restam dúvidas de que debates dessa natureza precisam acontecer para o fortalecimento da democracia e da cidadania brasileira.  O público presente foi provocado a fim de unir cada vez mais forças com os movimentos sociais, fazendo ouvir a voz do evangelho alinhado com as atitudes e posturas do Jesus de Nazaré. A mídia e os que fazem uma leitura fundamentalista da bíblia pode e farão de tudo para fragmentar o movimento, mas isso não é novidade. Rudolf Bultmann no seu livro Jesus nos dá um olhar sobre aqueles que observam os que buscam justiça "O historiador Judeu Josefo chama os rebeldes de bandidos; o desenvolvimento posterior mostra, no entanto, que se tratava, sem exceção, de movimentos messiânicos ". A história como disse no exposto vai cobrar as atitudes e posturas de todos e todas sem exceção, precisamos tomar um lado. E neste encontro do dia (24) foi um passo importantíssimo para renovar a esperança na busca de justiça e paz.
 Várias representações religiosas presentes puderam demonstrar que o amor é a bússola que precisamos para sermos orientados dentro desse contexto político e social que o Brasil está atravessando. Concluo trazendo a memória às palavras do grande teólogo presbiteriano estadunidense que atuou na América Latina Richard Shaull que nos desafia o reconhecimento de que, hoje, uma igreja orientada e estruturada para uma reforma contínua somente pode se tornar uma realidade se católicos e protestantes, de tradições diferentes, descobrirem como trabalhar juntos, ecumenicamente, para esse fim". Somos todos e todas desafiados a buscar um reino de paz, amor e justiça.
Podendo ouvir outras narrativas e sujeitos sociais que busquem promover a construção do reino de justiça, o momento é de convocar o grande mutirão para caminhar de mãos dadas. Isso porque assim como Belchior, amar e mudar as coisas me interessam mais. Cássio Santos (Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Presbitério do Salvador, Feira de Santana BA. 26/08/2019



Um comentário:

  1. Muito bom texto. Nos alerta para colocar o amor como lema e exercício da vida cristã, pois assim melhoramos a nós mesmos e enquanto sociedade!

    ResponderExcluir