sexta-feira, 12 de julho de 2019

"Procurarás a justiça, nada além da justiça" (Dt 16.11-20)



A Semana de Oração pela Unidade Cristã (#SOUC 2019) foi vivenciada por nós de forma muito especial. Sim, pode-se afirmar que em Salvador-BA, já existe uma consolidação deste evento, uma vez que, são necessárias duas semanas para fortalecer a comunhão daqueles e daquelas que na diversidade, caminham em unidade.
Com efeito, houve um “deslocamento” da SOUC no chão baiano, pois, no território do Recôncavo, na cidade de Muritiba e no sertão, isto é, em Feira de Santana, a IPU, a IEAB, a ICAR e a ABB puderam celebrar momentos lindos e extremamente desafiadores. Ora, acreditamos que isso é fruto do Sopro do Espírito Santo e nós temos nos colocado disponíveis para o grande mutirão do Reino de Deus.
Rememoramos as palavras do saudoso Rev. João Dias de Araújo “a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus”. Deste modo, somos agradecidos a Deus e a cada um(a) que fez parte desta história. Sigamos juntos e de mãos dadas!
Há braços!
(Rev. Cláudio Márcio IPU de Muritiba-BA)


Somos, todos, irmãos...Não o digo achando, mas afirmando, pois aquele homem estranho, misterioso, fascinador, iluminado e poderoso, cuja réstia de luz e de poder arrasta e empolga, até hoje, apesar da distância do tempo, milhões e milhões de pessoas, e que foi anunciado por Deus através dos profetas, ele tem nome, é Jesus o Cristo, hoje Senhor Jesus. Ele se fez homem para que nós nos tornássemos filhos do Pai.
Se Ele nos fez seus irmãos, filhos do Pai, não vejo como deixarmos de ser irmãos.  Quem ousar achar que assuma o posicionamento contrário ao Plano Salvífico de Deus. Em assim sendo, na medida que o CONIC cresce em consciência de promover o Ecumenismo, a Semana de Orações pelo reconhecimento desta verdade fraterna há de fazer-nos crescer também.
Agradeço ao Rev. Cláudio Márcio Rebouças pelo comprometido empenho nestes anos todos em fazer acontecer a SOUC em nossa região. Deus o conserve perseverante e comprometido missionário! (Sinésio Galvão – ICAR- Muritiba-BA)



"Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união" (Salmo 133).

Pude viver os mesmos sentimentos do salmista, na primeira semana de junho, quando realizamos a Semana de Oração pela Unidade Cristã, em Feira de Santana e Muritiba.
Foi uma rica experiência para mim, enquanto reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, unir-me aos irmãos e às irmãs das igrejas Católica Romana, Presbiteriana Unida e Batista. Que Deus se agrade da nossa iniciativa e faça de nós um testemunho de comunhão nesse contexto de ódio e divisão que temos experimentado no Brasil. (Rev. Adriano Portela dos Santos – IEAB- Feira de Santana-BA)


A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) foi um momento gratificante na minha vivência religiosa, poder dá seguimento a uma fala atribuída a Jesus que diz: “quem comigo não ajunta, espalha”, essa foi a sensação mais presente em coração. Perceber que de alguma forma estava vivenciando a experiência de ajuntar o povo de Deus, me aliando com o propósito de Jesus de Nazaré. Faço coro a uma perícope de uma canção do Arnaldo Antunes juntamente com o Nando Reis que diz: “Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia”. Não consigo caber em velhas teologias e conceitos fundamentalistas que promovem mais divisões e conflitos do que paz, amor e justiça.
Na semana de oração pude receber o carinho e afeto dos irmãos e irmãs de outros espaços cristãos, e trazer a memória uma provocação do saudoso João Dias de Araújo na sua canção (que estou fazendo se sou cristão?). Depois da semana de oração eu posso dizer que não sou melhor e nem pior, mas também não sou mais o mesmo. Que o Deus Pai-Mãe do nosso Senhor Jesus de Nazaré nos fortaleça cada vez mais na caminhada da construção de um reino de amor, paz e justiça.
(Rev. Cássio Santos Silva – IPU – Feira de Santana-BA)





Nenhum comentário:

Postar um comentário