quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

AS PESSOAS MUDAM...

“Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante.
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante.


Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo.
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo. ”
(Raul Seixas)



Mais uma manhã se abriu para mim e eu logo me encho de esperança... É possível reconstruir, recomeçar, insistir no projeto que me envolve e me dá prazer. Qual e ou quais os projetos que te dão prazer? Ora, para mim a leitura e a escrita tem sido um exercício onde vale à pena investir um tempo... Como é bom estar com um livro e um teclado de computador nas mãos.


Falo isso por avaliar um processo em que me encontro... Como e porque um garoto que não gostava de estudar hoje passa horas por dia na busca do conhecimento? Quais os fatores que levaram a isso? Buscando em minha memória cheguei a alguns indicativos; 1) sempre tive o apoio de meus pais no processo educacional (aliás, não só eu, meu irmão e irmãs também); 2) não fui um estudante bagunceiro (só não gostava de estudar)...para ser mais honesto, sempre gostei de disciplinas de humanas; 3) Suspeito também que quando passei a fazer seminário e comecei a namorar Jussi (minha esposa) então, algo mudou.


Contudo, o desejo de ser universitário era muito forte (apesar de sentir-me em débito quanto o conteúdo para o ingresso na universidade). Queria fazer história em qualquer universidade e Jussi insistia: “você tem que fazer em uma instituição pública”... Como foi bom ouvir este conselho! Assim, lancei-me em alguns dois vestibulares da UFRB e não passava na segunda fase. Até que um dia eu mudei a opção de curso; Ciências Sociais é na área de humanas (acho que vou gostar) e por motivos que não sei explicar, naquele ano, (a concorrência de história ficou mais baixa do que a de ciências sociais) e eu passei.


Lembro-me como hoje o dia que saiu o resultado (estava em Laje na casa de MIMA) e vi o meu nome naquela lista de aprovados (que sensação maravilhosa!). Desta maneira, uma infinidade de possibilidades teóricas seria apresentada a mim. Mesmo percebendo lacunas no curso de CISO da UFRB... Estou completamente apaixonado por este curso. A sociologia e a antropologia se apoderaram de mim... Não é mais possível um olhar que não seja teológico, sociológico e antropológico para o mundo que vejo onde informo e sou informado.


Confesso que não sei aonde tudo isso vai me levar... Mas, tenho acreditado neste jogo e estou muito feliz em viver este processo de metamorfose existencial... Desejo, através de muito esforço, disciplina e celebração da vida construir junto aos meus companheiros de estudo (Paulo Roberto; Valdir Alves; Matheus Barros, Ezequias Amorim) assim, como muitos de nossos professores, contribuir com o fortalecimento das Ciências Sociais no Brasil.


Muritiba- Ba, Janeiro de 2012


Cláudio Márcio

2 comentários:

  1. Texto, bem como diria Boff, de uma santidade social maravilhosa, meu irmão-amigo!!!!

    ResponderExcluir
  2. ... E eu daqui torcendo por você. Grande abraço !!!

    ResponderExcluir