sábado, 8 de outubro de 2022

FAZEM DO PÚLPITO UM PALANQUE ELEITORAL...

 

Por: Cláudio Márcio R. da Silva[1]

Irmãos e irmãs, paz!  Me dirijo a vocês neste momento para lembrar que devemos andar com compromisso com a justiça e a dignidade humana. Na verdade, Jesus nos diz no evangelho que seremos felizes se tivermos fome e sede de justiça. Diante do cenário de fome e morte dos pequenos do nosso Senhor é preciso ter compaixão, alteridade e empatia.

Como orar tanto, frequentar a igreja, ler o texto sagrado e andar com tanta indiferença e, por vezes, com ódio do próximo? Vocês preferem a interpretação do Deus distante, da guerra/sanguinário ao Deus presente encarnado que chorou, teve fome, dormiu, conversou com pessoas?

Se você é tão insensível que é incapaz de ver o rosto de Deus na diversidade humana-cultural-ecológica, então é preciso que você se arrependa e, talvez, ao invés de orar de olhos fechados, passe a fazer isso de olhos abertos imediatamente.

Escrevo com muita tristeza no olhar. Muitos de vocês esqueceram que a igreja precisa ser lugar de acolhimento, de comunhão, de partilha, de cuidado e pertencimento amoroso. A comunidade deve ser o lugar do (re) encontro e do (re) encantamento de projetos de vida.

Fazem da igreja um espaço de controle de corpos e mentes. Fazem do púlpito um palanque eleitoral. Vocês estão instrumentalizando a religião para um projeto de poder através do voto de cajado. Hoje vos digo: seu batistério anda cheio de ratos. Hoje vos digo:  vosso pão estragou e você não é capaz de repartir. Hoje vos digo: vosso vinho estragou e você não fez ninguém feliz.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça: "nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus"(Mateus 7.21).      


             



[1] Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida em Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

4 comentários:

  1. Texto extremamente relevante para o atual cenário! Parabéns Reverendo

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! É triste ver o caminho que a igreja tem trilhado. Só há espaço para intolerância. Muitos irmãos que pensam diferente estão sendo banidos das igrejas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperançar e participar do mutirão que deseja viver outra realidade.

      Excluir