AVANTE IPU...

Postado por Cláudio Márcio | | Posted On quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 at 09:59

“Avançar não é simples, mas também não é impossível”. (Salete Nery)
Por: Cláudio Márcio[1]
Após a reunião do Presbitério do Salvado (PSVD-IPU), muitos sonhos e desejos são realimentados. Sim! Vontade de potencializar nossa identidade como ato político mesmo. Assim, sou cristão e minha igreja é a IPU. Aparentemente é uma bobagem, mas, não é, uma vez que, essa tomada de posição implica em demarcar uma trajetória de homens e mulheres que acreditaram (acreditam) no Reino de Deus que emancipa o humano em diversidade e promove a vida em cada praça ou esquina (também) da cidade.
Neste sentido, cremos numa espiritualidade solidária, acolhedora, com leveza e beleza na vida. Defendemos a possibilidade do diálogo e do respeito. Nossa leitura da Bíblia não se afasta da “cultura popular” e suas manifestações que celebram a dimensão corpórea gerando celebração, isto é, fé-folia. Entretanto, não se trata apenas da utilização ou não de instrumentos percussivos em nossas liturgias, trata-se de uma linguagem nova.
Evidente que temos muito a avançar ainda, porém, é preciso acreditar e ser a mudança necessária. A IPU tem um legado significativo em solo brasileiro, contudo, é inadiável uma atualização da agenda. É preciso sentar-se à mesa para conversar sobre questões como: homossexualidade, novas famílias, descriminalização do aborto e da maconha, etc.
Penso ser urgente debate com as lideranças das comunidades locais e seus eclesianos sobre essas e outras temáticas para uma produção teológica mais responsável e atual, ou seja, igreja local e presbitério em diálogo com a IPU nacional. Cada comunidade carrega seus anseios, sonhos e fragilidades. Isso é bom! Não podemos nos vitimizar ou abaixar a cabeça como coitadinhos. É preciso posicionar-se! É preciso rever-se! Nenhuma fala é pronta e acabada. Se somos reformados em processo o que impede a atualização de nossas falas?  
Tenho orgulho de participar da IPU e acredito no potencial que há em nossas comunidades e trajetórias pessoais. Avante IPU! Podemos mais! Testemunhemos o amor de Deus revelado em Jesus de Nazaré salgando e iluminando no e com o mundo. Sejamos dedos de Deus na história! Amém!



[1] Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida em Muritiba-BA. 

Comments:

There are 0 comentários for AVANTE IPU...

Postar um comentário