quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Feliz é o jardineiro...

Por: Cláudio Márcio[1]

Estes dias veio a palavra do Senhor através de um bêbado na rua que dizia mais ou menos assim: “Não tiveram paciência! Achei uma planta que jogaram fora! Eu gosto de planta! Levei pra casa e com o tempo ela floresceu perfumando todo o meu lar!” Achei isso de uma beleza-leveza que me encheu de vida!
Fiquei refletindo a “correria nossa” de cada dia, os prazos na vida acadêmica e ou religiosa, metas, busca por... Ora, não se trata de abandonar sonhos-projetos, mas, repensar o caminho. O que vejo? Líderes religiosos e acadêmicos adoecendo! A crença no jogo e sua prática podem ser extremamente perversas. Sim, trata-se também de sistemas de crença. Religião e Ciência essa é minha “cachaça”! Vez por outra, só com um “porre” para suportar o caminho.
Eu, aprendiz do bêbado poeta-teólogo das ruas e bares, não desisti das flores perfumadas na religião e na universidade, contudo, percebo que ambos os espaços não possuem paciência e vendem-produzem ilusões. Isto é, são flores artificiais, quando não apenas buquês (com flores mortas) ungidos e legitimados por religiosos e professores universitários.
De fato, apenas seguirei no caminho com fé-festa, flores, livros e outro ritmo nos passos... Esperando por bêbados-poetas que provoquem leveza-alegria e esperança no caminho.
Evidente que as generalizações aqui são com o intuito de provocar reflexões...  A realidade e os campos de saberes são socialmente construídos em disputa. Questiono o sistema de crenças que ambos possuem. A impressão é que muda apenas o nome do Deus (Deuses). Assim sendo, o divino exige bastante dos fiéis. O que posso fazer? Não abandonarei a marcha, apenas, lerei mais poesias, olharei mais o sol, tomarei um pouco de chuva e, farei de um jardineiro um novo amigo.





[1] Reverendo da IPU em Muritiba-BA.

4 comentários:

  1. Adorei o texto, Cláudio. E, como você mesmo salienta, "as generalizações com intuito de provocar reflexões...". Nesse sentido, acredito que as generalizações também dizem alguma coisa... Ultimamente, tenho refletido bastante sobre esses assuntos que você ressalta no texto, dentre outros. Confesso que são muitas as perguntas e, quando respondidas não dão conta das lacunas...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Elias. Sigamos no caminho com fé, flores e dúvidas...

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Elias. Sigamos no caminho com fé, flores e dúvidas...

    ResponderExcluir