quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SIM! AVANTE, IPU!

No dia 10 de setembro de 2016, nossa comunidade de fé, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU), estará completando 38 anos de existência. Um exercício significativo é rememorar as muitas mãos de homens e mulheres, assim como, o desejo profundo de ser sal da terra, isto é, compreendendo uma fé que se traduz em ação transformadora em defesa da vida, uma vez que, o Reino de Deus acolhe e liberta o povo oprimido.
Conheci a IPU a partir do Reverendo João Dias de Araújo quando era seminarista no Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe), em Feira de Santana-BA. Fomos nos aproximando. Ele forneceu material sobre o início da IPU e, através de orações, conversas e contatos, fui a uma reunião do Presbitério do Salvador (PSVD), e sairia daquela assembléia com a responsabilidade de pastorear a IPU de Muritiba e a IPU de Governador Mangabeira.
Eu, jovem com 23 anos, com sonhos, utopias e, não menos, medos. Esse processo já faz 10 anos. Posso dizer que até aqui o Senhor tem me ajudado! Devido aos estudos precisei ficar apenas na IPU de Muritiba. Aqui, com acertos e erros, tenho servido a Jesus de Nazaré com uma comunidade linda e apaixonante. A partir do chão do Recôncavo, sua diversidade cultural, a Bíblia é lida e relida a partir do sopro do Espírito e das nossas demandas específicas.
De fato, o objetivo deste texto é muito simples, ou seja, quero apenas dizer: obrigado, Senhor por colocar a IPU em minha jornada. Obrigado IPU pelo acolhimento. Desejo honestamente que continuemos comprometidos com o Reino de Deus oferecendo a Ele todos os nossos dons e talentos para edificação da comunidade de fé, assim como, transformar realidades de morte à nossa volta com o anúncio das sementes revolucionárias da ressurreição. A vida em sua pluralidade deve ser mantida e celebrada. Que o Cristo nos ajude! Temos inúmeros desafios à nossa frente. O que iremos fazer? Proponho que com leveza, responsabilidade, criatividade, teimosia na utopia, reinventando-se a partir da fé em Jesus Cristo e orientados pelo Espírito frutifiquemos cada vez mais.
Aqueles e aquelas que amam a IPU e tem se dedicado de diversas formas cuidando dela, obrigado. Por favor, que cada crítica feita e NECESSÁRIA à IPU venham acompanhadas de duas SUGESTÕES de superação. Deus abençoe a IPU nacional, cada Presbitério, cada Igreja local, cada conselho, cada eclesiano e eclesiana.
Que estamos fazendo se somos cristãos? Avante, IPU!
Abraçaço do Recôncavo da Bahia
Cláudio Márcio


Nenhum comentário:

Postar um comentário