sexta-feira, 10 de maio de 2019

As matriarcas: “mães subversivas da Bíblia"


 Por: Francisco Leite[1]

O conjunto de livros que nós cristãos denominamos Antigo Testamento pertencem a um contexto histórico-social em que o mundo possuía uma hierarquia patriarcal muito bem delineada, nesse modo de compreender as coisas, a família estava na base da sociedade e várias famílias compunham um clã, ou seja, um pequeno grupo de pessoas que possuiam laços de consanguinidade e, por fim, a totalidade dos clãs compunha a tribo, em grego: ethnys – de onde vem a palavra que conhecemos em língua portuguesa como etnia.

Em cada degrau da pirâmide havia um líder, no governo da tribo havia um rei que era a autoridade maior da nação (mesmo que em determinados contextos em que a nação estava escravizada o título de rei era apenas simbólico), submissos ao líder tribal estavam os chefes dos clãs e, por fim, cada família era representada nessa sociedade por um Pater famílias, assim, desde a base da sociedade a liderança dos grupos sociais sempre estava nas mãos de uma figura autoritária de gênero masculino.


Nesse contexto, mulheres e crianças não significavam nada do ponto de vista político, por isso sempre vemos o mesmo refrão nos textos bíblicos que numeram determinada população: “tantos e tantos homens...sem contar mulheres e crianças”, pois o que interessava mesmo era o número do contingente disponível para atuar no campo de batalha. Desse modo, no contexto semítico a mulher era considerada um objeto do homem, útil para a procriação, por isso um homem que tinha condição financeira poderia ter várias mulheres.

Além da procriação, a mulher era útil também para administração de serviços domésticos que eram considerados desonrosos ou inadequados para os homens, como cuidar das crianças, supervisionar escravos, cozinhar, limpar, tirar água do poço, tecer, etc. Elas faziam mais ou menos as essas coisas, às vezes umas coisas não e outra sim, de acordo com a classe social que pertenciam, e esses serviços que no geral podem ser considerados “administração do lar” geraram a palavra “economia” [greg. oikonomia], que não passava de uma tarefa subalterna em vista do que faziam os homens.

 No entanto, no livro de Gênesis: Sara, Rebeca e Raquel – mulheres que foram desposadas pelos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó – tinham pelo menos duas diferenças essenciais em vista das mulheres submissas, consideradas “virtuosas” pela cosmovisão semítica. Em primeiro lugar, todas elas eram estéreis, não podiam dar à luz crianças, então não poderiam cumprir o que os antigos consideravam ser a tarefa mais elementar da vida de uma mulher. Em segundo lugar, essas mulheres não aceitaram ser meramente administradoras do lar, mas ao invés disso, influenciaram determinantemente no futuro da vida das nações, as quais eram representadas por seus maridos, e foi justamente a elas que Deus escolheu, mesmo sem serem mães e submissas aos seus maridos.

Através de cada uma dessas mulheres – no caso, matriarcas – a vontade de Deus se cumpriu quando elas estavam sendo insubmissas às vontades de seus maridos. Sara procedeu assim quando riu da promessa de Deus, a de que ela geraria filhos depois de idosa, e ela também agiu assim ao alterar o destino das nações abraâmicas, permitindo que viesse ao mundo a grande nação dos ismaelitas. Rebeca interferiu na escolha do filho que seu marido elegeria para receber a bênção da primogenitura e assim fez de Israel o filho da promessa realizada por Deus. Por fim, Raquel, para competir com sua irmã na geração de filhos, proporcionou que seu marido tivesse muitos filhos e completasse o específico número “doze”. Graças à subversão delas tudo ocorreu conforme os planos de Deus. Portanto vemos que Deus elegeu justamente às estéreis e insubmissas e fez delas mães de nações.

Hoje, no dia das mães, homenageamos as mulheres que se deixam ser usadas por Deus quando subvertem o autoritarismo dos homens e da sociedade patriarcal que quer vê-las caladas, apenas realizando suas atividades domésticas; as mulheres que têm amor maternal não apenas por aqueles que foram gerados por elas, mas também por muitos outros filhos e filhas que, muitas vezes, não teriam o amor materno de sua própria progenitora, o que podemos dizer que é o amor materno que supera a consanguinidade.  Ao amor dessas mulheres, Deus comparou o afeto que ele próprio tem pela humanidade; à atividade dessas mulheres, o próprio Jesus comparou a atividade consoladora do Espírito Santo.

Que Deus abençoe as mães e lhes dê graça numa sociedade que pretende silenciá-las qualquer custo!






[1] Rev. na IPU em Jundiaí-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário