quarta-feira, 24 de abril de 2019

É preciso estender a mão...


“Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça, como o ribeiro impetuoso” (Amós 5:24)

“Amar e mudar as coisas me interessa mais” (Belchior)



Por: Cláudio Márcio



            Irmãos e irmãs, vivemos dias difíceis que exigem de nós um compromisso muito grande com a reflexão crítica e libertadora e, somando a isso, é urgente uma prática da espiritualidade diaconal, dialogal e humanizadora. Como ser cristão e não produzir justiça social? Como ser cristão e viver em silêncio diante de tanta injustiça?

            Não trago respostas prontas e métodos a serem seguidos, uma vez que, cada contexto é específico e precisa ser compreendido com muita calma. Entretanto, há um lugar comum que cada cristão precisa assumir, ou seja, “temos que ter fome e sede de justiça” (Mt 5.6). Dito de outro modo: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça” (Ef 6.14). Somos convidados neste contexto por Deus para exercer uma espiritualidade da compaixão e da misericórdia. É preciso estender a mão a quem encontramos no caminho com suas necessidades, pois, desta maneira, estaremos revelando Jesus de Nazaré aonde quer que estejamos. 


            Neste momento caótico na política brasileira como sinaliza o cantor de reggae do Recôncavo baiano: “Eles querendo mudar nossa sina. Nos injetando a inconsciência. Dizendo que é a democracia. Grande piada, conto de fada” e, tudo isso tem levado muitos ao silêncio e ou a omissão, porém, não devemos nos conformar, pois, a narrativa bíblica nos impele a uma mudança de mentalidade e de caminhada (Rm 12.2). A Bíblia nos ensina ainda que “se nos calarmos as pedras clamarão” (Lucas 19:40). Lembro-me ainda o Desmond Tutu sinalizou: “se você é omisso em uma situação de opressão, você escolhe o lado do opressor”.

            Desta forma, nossa tomada de posição é pela vida e pela garantia dos direitos sociais. Nossa fé deve traduzir-se por cuidado afetuoso com o intuito de despertar nas pessoas o melhor que elas possam ser. É urgente uma recriação societária mais humana e equânime. Assim, de mãos dadas, seremos capazes me testemunhar o evangelho da Graça e assumirmos o grande mutirão de construção do Reino de Deus, isto é, comunicar de forma múltipla Jesus de Nazaré para nossos familiares, amigos e vizinhos.

            Venha você também participar desta mobilização do Espírito Santo em nossas vidas e não seja indiferente. O chamado de Deus é irresistível. Seja onde ou como for, tente ser uma bênção nas mãos do Senhor, pois, o cristão e a cristã que busca uma espiritualidade “autêntica” devem necessariamente descobrir e ou entender os sinais de Deus para sua jornada.



Oração:



Ó Deus, a quem eu procuro todas as manhãs com olhos atentos, com mãos firmes, com ouvidos sensíveis, com paladar e olfato apurados. Sou Teu Senhor em minha inteireza. Meu corpo é tua morada! Minha liturgia diária é expressar sua grandeza e misericórdia. Ajuda-me neste momento difícil a olhar para cruz e em minhas orações ser capaz de perceber suas orientações para minha caminhada. Perdoa-me por tantas omissões e iniquidades. Enche-me do teu Espírito Santo para que eu possa servir-te mais e melhor. Amém!

(Prece feita em 08-04-19)



Nenhum comentário:

Postar um comentário