terça-feira, 15 de setembro de 2020

Deus me visitou através de uma criança...

 

Por: Cláudio Márcio Rebouças da Silva[1] 

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalipse 21:4)

Hoje recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento de um amigo. Se isso já não fosse o suficiente, este contexto pandêmico nos impede de irmos ao encontro da esposa e filhos para oferecer um abraço afetuoso, assim, apenas contatos virtuais configuram um novo paradigma onde a dor e o luto são vivenciados a partir de outras dinâmicas. Ora, o que isso representará para os sujeitos sociais ao longo dos anos? Como abordagens teológicas, psicológicas e sociológicas darão contas dessas experiências de lutos sem velórios?

Ao me deitar e ficar em silêncio em oração por essa família e por Jussi (minha esposa muito amiga da família enlutada) ocorreu algo muito simbólico que em meio a dor eu pude sorrir com leveza e beleza, pois, Deus me visitou através de uma criança e começou a acariciar minha cabeça. Vejo Deus no cotidiano com ações simples cheio de amorosidade e cuidado, isto é, um Deus parceiro no chão da vida. Quem não percebe Deus numa criança talvez precise rever sua experiência de fé e espiritualidade. Antes que me julguem como um herege, lembrem-se que na fé cristã Deus se fez criança e foi cuidado por humanos.

O evangelho diz que Jesus chorou ao saber que seu amigo tinha morrido. A dor e a morte são dimensões da vida que nos afetam e apontam nossa humanidade frágil e complexa. Esse mundo de heróis e heroínas impedem que as lágrimas escorram em nossas faces como sinal de alteridade e empatia.

Com efeito, minha oração é que o consolo de Deus possa ser uma realidade na vida desta família. Peço a Deus que seu óleo possa sarar nossa dor e que a fé na ressurreição seja tão forte como sol que brilha após a tempestade. A fé na ressurreição seja como as flores que embelezam e perfumam na primavera. A fé na ressurreição seja como os pássaros que cantam as mais lindas melodias matinais dizendo que tudo ficará bem.




[1] Pastor na IPU de Muritiba-BA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário