quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

REGANDO ESPERANÇA PARA FLORESCER...

 

Por: Jussiana Silva dos Santos[1]

Lembro-me de um cartão que meu pai guardava dentro da Bíblia. Ele era comprido como um marcador de página e tinha um lindo botão de rosa amarelo. Mas o que me intrigava era o que estava escrito: Se hoje você vê a flor, agradeça a semente de ontem. Assim, cresci sabendo que precisaria pensar no futuro, agindo com amor, sabedoria, prudência, esperança.

Hoje, atravessando um ano complicado, difícil, pandêmico, fico me perguntando se encontrarei flores em 2021. Mas então, a frase da minha infância me interrompe e questiona: O que você regou? Como agi em meio a pandemia? Fui prudente? Pensei no meu próximo? Escutei o choro e tentei acalmar o desesperado? Respeitei as mortes promovidas pela Covid-19? Se sim, com certeza sentirei o aroma das flores que reguei pelo caminho!

Portanto, continuemos regando a esperança, comprometidos com um ano melhor, um ano em que 2020 não será esquecido, mas representará uma lição de que mesmo quando tudo pareça destruído, quando o jardim não tiver uma flor, lembremos que as sementes estão enterradas, precisando de mãos para regá-las! Quando então florescer as borboletas chegarão, os passarinhos cantarão com força e sentiremos o aroma divino soprando em nossas narinas! Esse será o momento de nascer de novo! Desta maneira, será possível dizer:

 

Agradecer pela terra seca que é morada da resistência

Nela reside a certeza que com água e semente o fruto surgirá

A fome então cessará quando o arado for acionado

E o sol da justiça as demais coisas acrescentará

 

Agradecer pela chuva forte mesmo quando o sonho é de praia

Nela reside a certeza que sempre existirá o manancial

A sede então não assolará quando o pote estiver nas mãos

E o arco íris continuará sendo o nosso referencial

 

Agradecer pelas flores que perfumam o ambiente

Agradecer pelo jardineiro que entregou o seu amor

Se no nosso jardim a gratidão for cultivada

Então a esperança será o semeador

 

Olharemos para a terra seca e veremos a semente

Olharemos para a chuva e enxergaremos a plantação

Olharemos para as máscaras e veremos o sorriso

Olharemos para os problemas e daremos a solução



[1] Presbítera da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo baiano).

CEBI

4 comentários: