quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

TODO JARDIM COMEÇA COM UM SONHO...


Por: Cláudio Márcio R. da Silva[1]

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6)
Por vezes somos tentados a desistir e ou desanimar na jornada por motivos múltiplos, todavia, a crença numa voz misteriosa, encantadora e irresistível nos faz recriar a existência, reorganizar “a cabeça” e seguir a marcha. Desta maneira, a fé cristã reformada e ecumênica nos faz acreditar que essa voz é de Deus, assim, acreditamos que em meio a todo caos, Ele nos chama a semear esperança e justiça, “porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano, o Senhor, fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.” (Isaías 61:11)

É importante salientar que além da “boa vontade” de homens e mulheres, da terra, do planejamento, das ferramentas adequadas, da natureza e dos processos de irrigação, plantar é uma tarefa demasiadamente difícil. Tem que saber esperar! Tem que saber arriscar! Será que de fato aqui plantando tudo dá? O que, como e onde temos plantado?
Com efeito, o meu convite é para aqueles e aquelas que acreditam na teimosia da vida, uma vez que, viver é resistir! Não se trata de alienação, mas, tomada de consciência movida por fé libertadora através de uma espiritualidade diaconal e humanizadora. Como sugere o poeta e a canção: “amanhã vai ser outro dia”.
Meu apelo é para que nossos olhos estejam nas estrelas e os nossos pés no chão. É preciso acreditar que a flor brotará trazendo alegria, beleza e perfume em toda parte. Suspeito que Rubem Alves tinha razão ao sugerir que: “todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles...” (Rubem Alves)
Espero honestamente que você ainda seja capaz de sonhar e tenha jardins por dentro. Lembremo-nos que quem sabe o que planta não teme a colheita. Irmãos e irmãs, nunca esqueçam que uns plantam, outras regam, mas, Deus é quem faz crescer!



[1] Reverendo da Igreja Presbiteriana Unida de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo) da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário