terça-feira, 13 de novembro de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Pv 11:25)
“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (Guimarães Rosa)

 Por: Cláudio Márcio



Ó Deus, temos vivido dias difíceis. Amigos e familiares sofrendo no corpo e na alma as dores da existência. O choro tem sido nosso amigo mais fiel e constante. O que fazer? Quais caminhos possíveis de superação deste contexto distópico? O exercício da fé nos coloca de pé. Acreditar, lutar, esperançar, recriar. Essas são palavras de ordem que não abrimos mão, ou seja, como sugere Chico Buarque “amanhã vai ser outro dia”. Cartola também propõe “fim da tempestade o sol nascerá”.
Senhor Deus, acreditamos em um paradigma societário mais justo e igualitário. Esperamos que as comunidades eclesiásticas em ações ecumênicas podem-devem proporcionar mãos que coloquem os caídos da estrada como caminhantes novamente. Refugiados, imigrantes, povos indígenas e quilombolas... São desafios constantes para fé cristã. É importante rememorar as palavras de D. Paulo Evaristo Arns “ser cristão é trabalhar para que haja justiça e solidariedade em todos lugares”.
Ó Deus, é nossa responsabilidade orar e partilhar. Ler a Bíblia e, não menos, a vida e o chão que pisamos. Tu Senhor és como água de coco em dia de praia. És como uma rede em dias de férias. Pai-Mãe há dias na igreja que falta- nos a alegria do churrasco com os amigos, pois, como abaliza a Bíblia: “alegrei-me quando me disseram: SIMBORA pra casa do Senhor” (Salmos 122.1\ Bíblia do matuto)
Clamamos a Ti como resistência! Nossa fé-luta transforma morte em vida. Somos teimosos(as) na crença da garantia dos Direitos Humanos e da Laicidade do Estado. Cremos numa Teologia Pública comprometida com a defesa da vida em sua multiplicidade. Pai-Mãe, por favor, fortaleça nossas mãos para espiritualidade diaconal ecumênica. Amém!
(Prece feita em 28-08-18)

Suzart

5 comentários:

  1. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; eu sei que meu Redentor vive, e com Ele semeamos a vida, a paz, a justiça e a verdade!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sim. E eles não podem tudo. Há condições para que as coisas tenham ainda algum controle. Essa eleição TB fortaleceu uma consciência dos problemas nacionais. E muitos se engajaram pela democracia e por uma esperança diferente. Logo alguns que estavam indecisos ou letargia, tenho certeza, vão despertar.

      Excluir
    2. Isso mesmo professor. Há braços! Vamos firmes!

      Excluir