segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

NOSSO COMPROMISSO COM A VIDA...


“E peço que todos sejam um” (João 17.21ª)

Quando pensamos sobre o tema OIKOUMENE: nosso compromisso com a vida, muitas questões invadem nossa cabeça. Convido você a refletir ao menos duas dessas dimensões, isto é, qual entendimento que temos sobre compromisso? O que é a vida? Tais indagações aparentemente simples podem ser analisadas com o auxílio da antropologia, assim como, da cultura popular.
Sobre a vida que para fé cristã é lida e interpretada como um mistério e ou presente de Deus o cantor e poeta Gonzaguinha em uma de suas canções diz: “é o sopro do Criador em uma atitude repleta de amor”. Já a antropologia nos provoca para a alteridade, para a diversidade cultural dos grupos sociais, ou seja, só sou humano na relação com o outro.  Portanto, são as relações sócio-históricas, os diversos interesses em disputa que classificam e hierarquizam os indivíduos sociais.
Aqui precisamos de muita atenção, pois, a relação Igreja e Sociedade exige de nós uma visão profética que seja capaz de combinar denúncia e anúncio. Como Igreja Reformada cristocêntrica e ecumênica é importante continuar com “a Bíblia na mão e o berimbau na outra”.
Junto a tudo isso não se pode deixar de entender que os grupos identitários de Negros(as), Quilombolas, Indígenas, LGBT precisam ser vistos e respeitados como conjunto de sujeitos sociais portadores de direitos que historicamente são negados. É preciso estudo, orações e (re)leituras do texto sagrado, uma vez que, a vida é sempre mais sagrada que qualquer objeto sagrado.
Bem, o compromisso aqui é entendido como uma resposta ao amor de Deus revelado no camarada Jesus de Nazaré. Fomos tocados pela Graça e não podemos deixar de assumir a espiritualidade diaconal e libertadora. Desta maneira, cada um(a) coloque seus dons e talentos a serviço do Reino Divino.
Convido cada comunidade eclesiástica para viver a unidade na diversidade. Sejam responsáveis e criativos. Assumam responsabilidades dentro e fora das igrejas, e não se esqueçam: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)


5 comentários:

  1. Quando nos empenhamos em examinar o que esta contido na nossa consciência sobre o significado misterioso da vida, deparamos com necessidades de inclusão e exclusão.
    É preciso incluir sentimentos de valorização, respeito, gratidão e temor por quem nos concede a graça de viver; e é imprescindível que expurguemos a indiferença e a ingratidão que, não raro, permeiam nossa forma de viver.
    Feliz de quem sabe em quem deposita sua fe, e por isso consegue louvar a Deus mediante o COMPROMISSO de defender e preservar a VIDA !

    ResponderExcluir