terça-feira, 5 de março de 2019

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...

Por: Cláudio Márcio

Ó Deus, ao ver uma diaconisa da Igreja Presbiteriana Unida (IPU) fazendo aeróbica na praça da cidade junto ao grupo da terceira idade, fiquei demasiadamente feliz. Seu rosto e corpo eram de festa. Ao seu ritmo, acompanhava o professor em total energia ao som de Style PSY Gangnam. Ali na praça, vi o Senhor!
Deus dançante que celebra ao lado dos foliões, bendito é teu nome para todo sempre.
            Ó Deus, sei que não se limita aos nossos templos. Tua casa é o mundo! Os mares, os campos, as matas, as estrelas, as pessoas... Suspeito que temos tanto a conhecer-te fora da igreja. A quem interessa uma narrativa que “reduz” ao Senhor? Falam em seu nome dizendo o que não foi dito por seus lábios. Eles não sabem dançar!
            Deus que samba bem vindo na roda! Seu riso é tão lindo! Seguirei seus passos também na rua.
Vi uma espiritualidade profunda que era um convite ao riso, a liberdade do corpo. Minha irmã na praça me ensinava sobre Deus, sobre a vida, sobre o corpo e sobre a felicidade. Ah, sou um aprendiz. Um dia espero compreender mais sobre Deus e sobre a vida.
Deus que surpreende minha existência ensina-me a celebrar. Não sou ruim da cabeça e nem doente do pé.
Falaram-me que não era permitido bailar. Eles não estão contentes com este texto. Nem minhas palavras podem foliar. São puros demais. São tão santos esses controladores da fé. Falsos profeta$! Missionários do ódio! Mestres da espiritualidade podre! Ilusionistas da moralidade!
Deus que é no caminho e é em cada cultura, tu És minha festa e eu seu folião!
            Importaram uma liturgia que não foi contextualizada. Um Deus que aceita a harpa e nega o pandeiro não é digno de minha prece. Certa é minha diaconisa! Mulher de oração, de evangelismo, de visita aos enfermos... Todavia, mulher da “resenha” nos lábios e “samba” nos pés.


(Prece feita em 05-03-19)


2 comentários: