domingo, 12 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]


“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Cor. 5.7)

Ó Deus, sei que encoraja homens e mulheres nos seus sonhos mais belos e difíceis. Sou grato por encontrar-Te na face deles e delas em cada esquina da cidade. Vejo com assiduidade que a fé das pessoas faz com que de PÉ possam enfrentar a vida. Choram, sofrem, lutam, dançam, riem e recomeçam tudo no dia seguinte. O que move esses sujeitos sociais?
 Suspeito que seja a dimensão da FÉ. Isto é, fé, fantasia, sonho, imaginação, sentidos atribuídos nas utopias. Deste modo, razão e fantasia se combinam dizendo quem somos e o que queremos ser e, não menos, o que estamos fazendo se somos cristãos!
Ó Deus, sei que há muito a ser feito. É preciso tomada de consciência e assumir outra postura diante da vida, ou seja, salgar e iluminar esse modelo societário caótico. É preciso coragem e esperança diante dos poderosos da nação. É preciso uma fé revolucionária que caiba luta por justiça, celebração, entretenimento, flores e muita poesia.
Palavra corpórea que é espiritual por ser humana. Como abaliza Frei Betto: “ser humano é lutar pela plenitude da vida”. Sim, leia a Bíblia e ore, pois, se isso é importante para você, qual a razão de não realizar essa prática? Na realidade, vejo que muitos que defendem este exercício de espiritualidade pouco efetivamente fazem isso. Contudo, quero convidar você a somar a dimensão da luta por justiça social.
Ó Deus, até quando irão se enganar querendo uma relação com o Senhor individual e individualizante? Correm para as igrejas e não percebem Tua presença nos jardins e no canto dos pássaros? Como Te encontram sem uma relação de alteridade com o outro ao lado? Como podem se dizer cristãos se são promotores do ódio, da opressão e da violência?
Peço ao Senhor que transforme nossas vidas, pois, temos muitas falhas e somos limitados diante de tantos obstáculos no caminho. Com efeito, na nossa fragilidade colocamo-nos em Tuas mãos. Seguiremos os passos de Jesus de Nazaré em defesa da vida em solo Latino Americano a partir do Recôncavo Baiano. Peço ao Espírito Santo que nos anime e renove a esperança. Logo, “estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens [e mulheres] de coragem, sejam fortes” (1 Cor. 16.13).
(Prece feita em 10-08-18)




[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário