Por: Cláudio
Márcio[1]
“Antes tem o seu
prazer na lei do Senhor, e na sua lei MATUTE
de dia e de noite” (Salmos 1.2\ Bíblia do matuto).
Ó Deus, trago na cabeça
a memória da esperança. Suas promessas sinalizam que a última palavra será
sempre as que saem dos teus lábios. Meu
compromisso que é inadiável é estar em sua presença!
Ó Deus, sei que “uma nova mudança em breve vai acontecer”.
Sei também que seu chamado reorganiza minha maneira de pensar o mundo. Pai-Mãe
ajuda-me a “ver, julgar e agir”, ou
seja, preciso produzir uma teologia prática a partir do chão onde piso.
Uma
abordagem sócio-teológica da Bíblia que suspeite das
aparências e que gere de maneira efetiva uma práxis da recriação imagética dos
sonhos, pois, “o novo sempre vem”,
assim, ao propor que “Deus é brasileiro e
anda do meu lado”, torna-se indispensável outra experiência comigo mesmo e
com o outro, isto é, “amar e mudar as
coisas me interessa mais”.
Ó Deus, nosso “feijão
com arroz” também é prato do Senhor. Nosso “samba, reggae” balança teus pés.
Nossa “capoeira” também faz teu corpo gingar. Pai-Mãe faço essa prece a partir
do território do Recôncavo da Bahia. Aqui
nossa liturgia precisa tornar-se corpo, logo, ensina-me que fé-festa não é
antagônico a fé-luta.
Lemos a Bíblia
cotidianamente, porém, é preciso problematizar: é o suficiente? Melhor dizendo: como lemos e ou devemos
olhar o texto sagrado? MATUTAR nele dia e noite significa também ser capaz de
fazer (re)leituras de maneira responsável, crítica e, não menos, criativa.
Ó Deus, concordo com
Júlio Zabatiero ao sinalizar: “Dentre
os muitos desafios que temos de enfrentar, um dos mais importantes hoje em dia
é o da imaginação de outro tipo de crente. Imaginar, criar imagens de, figurar,
desenhar, sonhar, formar”.
Lembro Senhor aos meus irmãos
e irmãs da IPU que nos princípios de Fé e Ordem
em relação ao texto bíblico diz: “as
Sagradas Escrituras são o padrão de doutrina e ética. A IPU reconhece, contudo,
diante delas, o direito a diferentes posicionamentos exegéticos e teológicos os
quais, sob a influência de condicionamentos históricos, culturais e sob a
orientação do Espírito Santo, transformaram-se e se transformam de acordo com
as necessidades dos homens e passaram a constituir verdadeiro patrimônio
espiritual da Igreja Cristã”.
Trago na mão a Bíblia e a pimenta! Peço a Deus que lembre a cada irmão e irmã da
IPU sua dimensão profética e encorajadora, amém!
(Prece
feita em 06-08-18)
[1]
Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).
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