sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]



“Deus não é cristão” (Desmond Tutu)
“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana)
“A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo” (Pv 14:34)

Pai-Mãe que nos aceita por completo. Sabes dos nossos medos, angústias e utopias. Imploramos ao Senhor neste dia: tenha compaixão de nós! Almejamos nos envolver com Teu Reino assumindo as lutas dos injustiçados da nação, ou seja, nossa fé é engajada e se revela garantindo direitos humanos.
Ó Deus, quem disse que o Senhor é de uma igreja específica? Quem disse que as praças não são teus altares? Quem disse que a rua não revela Teu nome? Quem disse que os símbolos sagrados são mais sagrados que os humanos?  
Pai-Mãe estamos cansados destes hipócritas nos púlpitos das igrejas. Eles são adoradores do dinheiro e missionários do ódio. Fazem da Bíblia uma ferramenta de dominação de mente e corpos. Todavia, “a profecia não está morta! Ameaçada, mas, viva” como apontou meu amigo Edmilson Schinelo(CEBI).
Ó Deus, após reunião do Fórum Ecumênico ACT Brasil, somos novamente desafiados a produzir uma teologia libertadora e dialógica. Pensando com Frei Betto "Devemos falar com Deus o tempo suficiente para poder escutá-lo”, sim, daí olhamos para as periferias, assumindo processos coletivos, ouvindo vozes dos movimentos sociais, religiosos, acadêmicos...
Sim, Senhor, debatemos, sentamo-nos à mesa, cantamos, dançamos, bebemos, nos emocionamos, avaliamos, planejamos, fomos ao encontro do outro e da democracia ameaçada em nossa nação.  
Sim, Pai-Mãe, os desafios são muitos, porém, as possibilidades também. Não vamos nos calar! Seguiremos firmes com um olhar crítico e comprometido com a defesa da vida. Quem nos ensinou isso? Foi Jesus de Nazaré. Lemos a Bíblia com criatividade, coragem e compromisso coletivo, uma vez que se o olhar para o texto é sempre uma interpretação, isto é, um olhar sobre, quem faz “a melhor leitura”? Quem possui maior legitimidade?
Ó Deus, assumimos este campo de disputa e não iremos retroceder. Que o Espírito Santo renove nossas forças e esperanças, pois, caminharemos unidos, e, como aponta Teresa de Ávila: “Quem ama faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho”.
(Prece Feita em 17-08-18)





[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário