segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A VOZ DA IPU DEVE SER PROFÉTICA E RECONCILIATÓRIA...


Qual a voz da IPU nesta polifonia evangélica brasileira? Quais as contribuições da IPU para o movimento ecumênico na América Latina?
Por: Valdir França[1]

Creio que a IPU deveria seguir sendo fiel ao gênesis da sua historia. A IPU é única no cenário protestante Brasileiro, e a contribuição de vocês para a Igreja tupiniquim desde esta perspectiva, continua relevante para a historia do presbiterianismo e da sociedade Brasileira, como temos observado recentemente. Por tanto, a voz da IPU deve ser profética; reconciliatória, chamando a reconciliação e a paz com justiça. Importante não só ocupar espaços, como também criá-los para que esta voz seja ouvida e reconhecida como parte da polifonia evangélica brasileira resgatando a missiologia de Leslie Newbigin de se fazer dos espaços públicos lugar de se discutir o Evangelho.
Sem duvida a IPU tem que seguir trabalhando sua unidade interna para poder sair e ocupar esses espaços fundamentais. De maneira simples posso enumerar 3 coisas importantes: Sua teologia única; sua perspectiva ecumênica; seu recurso humano capaz de contribuir com o movimento ecumênico latino-americano por meio de suas reflexões contextualizadas.




[1] Coordenador de área da Missão Mundial Presbiteriana para a América Latina e o Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário