quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Entre passagens e encontros como cheguei a IPU


Por: Isaque de Góes Costa[1]
Eu sou Isaque de Góes Costa. Pastor da IPU Brasília e da IPU Formosa. Moderador do Presbitério Erasmo Braga com sede em Belo Horizonte. Minha história é feita de passagens e encontros. Eu me considero fruto de três passagens significativas antes de chegar a Igreja Presbiteriana Unida. A primeira: nasci num lar evangélico, onde todos eram da Assembleia de Deus,em Belém do Pará. Minha avó materna inclusive me contava as histórias dos missionários fundadores dessa igreja pentecostal, que iam visitá-la, e pode acompanhar o trabalho deles na Igreja. Daniel Berg, Sara Berg, Gunnar Vingren,Frida Vingren, Samuel Nyström, e tantos outros homens e mulheres.
 Em geral pessoas simples, de oração, fervor e evangelização. Minhas memórias de infância são marcadas por idas e vindas à Igreja, escola bíblica, culto de oração, doutrina, evangelização, vigílias e uma busca de consagração ao serviço de Deus.  Na fase adulta, estudei num seminário pentecostal em São Paulo, por um breve período, trabalhei nos vários grupos internos da igreja, missões entre ribeirinhos, pregações e evangelização ao ar livre, até ser ordenado pastor num ministério da Assembleia vinculado a uma igreja da periferia  de Belém. Desse encontro: aprendi a orar, ter fervor na minha fé, a confiar em Deus,manter uma vida simples, a trabalhar no meio focado na evangelização local e interdenominacional. Por outro lado, a ter uma vida com suspeitas do mundo, uma moral da desconfiança com a cultura, a leitura conservadora da Bíblia.
No entanto como sempre me identifiquei com o ensino teológico, acho que havia brechas na minha personalidade, feitas de um profundo desejo de aprender mais .Um momento foi decisivo, ficou gravado na minha memória, o professor Justino Légua Sachinbombo em São Paulo, que dizia: -Se quiser ser um  Teólogo  procure uma igreja histórica”. Pois naquela época no  pentecostalismo não havia  espaços para uma carreira teológica, mas a centralidade do enfoque pastoral, e uma certa reserva com a academia.  Por essa razão,travei contatos em Belém, com  protestantes históricos: presbiterianos e batistas, porém,  com a abertura do Curso Ecumênico de Teologia, oferecido pelo Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs(CAIC) acabei tendo informação dessa experiência piloto em Belém, um bacharelado em teologia, com ênfase em Ecumenismo.Nessa etapa passei por uma reviravolta existencial, as bases teológicas que possuía: uma visão superficial da sociedade e seus conflitos, um leitura bíblica  fundamentalista,  foram revisadas, e puder crescer muito como pessoa, através da  vivência ecumênicacom todos os grupos de igrejas, novos horizontes da missão, um olhar do Reino de Deus, e não apenas a perspectiva denominacional, tudo isso, de modo integrado, e dialogal e somados a uma caminhada  frutífera junto a outras religiões.
 Nessa altura, fui acolhido na IECLB, minha segunda passagem: passei dez anos ali, servindo na assessoria a liturgia, nos cultos, nas pregações,e num estágio teológico  no Ponto de Pregação da IECLB em Tucuruí(PA). Por essa época comecei a lecionar Teologia no Seminário Batista Nacional da Amazônia (STEBNA) em 2003, e no lugar da Pastora Marga Rothe na disciplina: Teologia do Diálogo Inter-religioso no curso de Teologia onde me formei. Uma honra para mim, substituir a minha professora, uma das mulheres que muito me influenciou a Pastora Marga, uma das fundadoras da sociedade de Defesa dos Direitos Humanos na Amazônia (SDDH).
Todavia, nessa segunda passagem, tive uma crise, pois na luterana deveria ir para o sul para continuar os estudos se quisesse ser pastor, e nessa altura, minha mãe tinha tido um AVC, e eu num contexto de algumas insatisfações e discernimentos. Além da exigência no ambiente luterano de ser evangelical ou progressista, polarizações que me deixavam desconfortável.
Nesse contexto aconteceu uma terceira passagem na minha vida, o meu encontro com a Igreja Presbiteriana Unida. Fui convidado a pastorear a IPU, pois o Reverendo AntônioTeles, havia ido para Porto Alegre(RS)fazer o mestrado, e a igreja estava sem pastor. Eu, já conhecia a IPU do movimento ecumênico,havia pregado algumas vezes naquela comunidade. Eles me acolheram, fiquei dois anos como pastor colaborador, e pude aprender mais sobre a forma de organizar, cultuar, sua prática de fé e fui aprendendo o modelo de democracia reformada.Nesse encontro com o mundo presbiteriano, pela conivência, oração e fé, percebi que nosso Senhor me conduzia e me chamava a servi-lo.
Quando olho esses anos de trabalho na IPU, me sinto honrado, feliz e com a mesma chama acesa em meu coração lá no inicio da juventude. O desejo de pastorear, sem jamais deixar minha primeira vocação que é lecionar Teologia, e não desligá-la de seu sentido primordial que é servir a Igreja. Nesse caminho achei na IPU, uma igreja não fundamentalista, ecumênica e reformada, voltada a defesa dos direitos humanos, litúrgica. Sem a crise de ser evangelical ou progressista, que tinha vivido antes, achei um espaço de moderação.
 Hoje tenho a profunda clareza do lugar da IPU no cenário do presbiterianismo Latino-americano e mundial. Sua vanguarda no Brasil de uma igreja que defende as minorias e se pronuncia diante das questões preocupantes no quadro politico e social no Brasil. O que mais gosto é ver as crianças na Igreja participando da ceia, pessoas homoafetivas sem medo de se aproximar da comunidade, pois sabem que não vamos discriminá-las, os jovens tendo voz na denominação, as mulheres buscando e afirmando a cada dia seu espaço, e nossa igreja buscando formas de fazer missão compatíveis com nossa identidade sem deixar de nos reformar, crescer e amadurecer, tendo novas visões e desafios!



[1]  Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário