sexta-feira, 15 de junho de 2018

ITINERÁRIO DA ESPIRITUALIDADE...


Por: Cláudio Márcio[1]


“Somos simples servos porque fizemos apenas o que deveríamos fazer” (Lc 17.10)

Consigo perceber Teu agir na vida de tantos homens e mulheres, Senhor.
Silêncio dos bons? Aqui não! Ouço os sons da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), da CEDITER (Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra), da KOINONIA PRESENÇA ECUMÊNICA E SERVIÇO, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). São exemplos de instituições que despertam a necessidade de uma espiritualidade diaconal e libertadora.
            Silêncio dos bons? Aqui não! Escuto o “barulho” da Aliança de Batistas do Brasil (ABB) e da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), ambas tem corajosamente e profeticamente anunciado um tempo novo para mulheres e pessoas do mesmo sexo.
Silêncio dos bons? Aqui não! O modelo diaconal e de cuidado pastoral, assim como, o compromisso intelectual dos irmãos Luteranos e Metodistas são inspiradores.
Pai-Mãe que me chamas pelo apelido. Ouço tua voz dizendo que tem coisas interessantes ocorrendo em diversas organizações e vidas em redes fraternas e solidárias.
Silêncio dos bons? Aqui não!Todavia, precisamos nos perguntar: será que não precisamos potencializar e ampliar nossa polifonia? E, para aqueles e aquelas que são da Igreja presbiteriana Unida (IPU), grupo que pertenço, não abrindo mão de seu legado e suas memórias de fé-compromisso social, tirando suas ações em alguns destes organismos ecumênicos supracitados, qual tem sido nosso tom? Quais “sons” produziremos para os próximos 40 anos?
(Prece feita em 13-06-18)



[1]  Reverendo da IPU de Muritiba (cidade serrana do Recôncavo da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário