segunda-feira, 3 de junho de 2013

UMA SÍNTESE-MEMORIAL...

Durante o mês de maio em nossa comunidade (IPU em Muritiba-Ba), ocorreram atividades bastante significativas onde fomos desafiados ao processo de experimentar e ou redescobrir o sabor da graça do camarada Jesus de Nazaré. Deste modo, num exercício de síntese e simultaneamente construto de memória, é que essa reflexão se propõe.
A presença de Paulo Roberto [1] (amigo-camarada) foi um desafio muito grande, pois, ao refletir sobre a pastoral da juventude (PJ), colocou a participação dos jovens enquanto militantes do Reino de Deus de forma crítica-engajada para construir relações sociais mais igualitárias. Assim, a igreja precisa se refazer criativamente para comunicar o evangelho libertador-acolhedor. Ou seja, precisa dialogar para avançar.
O pastor Thiago Dantas [2] (amigo do seminário), nos fez pensar na família e no cuidado cotidianamente que cada membro deve ter para um bem comum. Daí, podemos-devemos responder o amor de Deus com compromisso, mediante a proposta do Reino de Deus. Isto é, a questão não é (somente) pensar a ação de Deus para com os humanos, mas, como os humanos responderão a bondade do Criador. Que daremos ao Senhor por tanta ternura e abraço acolhedor?
Como se esquecer da cultural na casa de dona Solange[3]? Nossa comunidade e amigos em celebração da vida! Muitas músicas, risos, comida e leveza que nos humanizam mais. MPB, oração, dança e alegria... Vamos marcar outro momento desses, pois, acreditamos que a igreja também precisa ser um espaço de prazer, de encantamento. Daí, lazer e ou entretenimento não estão afastados da espiritualidade.
            No encerramento do mês da família, Ian e Cezinha [4] fizeram um som maravilhoso em nossa EBD (Escola Bíblica Dominical), sentimos Deus curtindo o som e não poderíamos “deixá-Lo” sozinho. Fomos parceiros de Deus e celebramos com muita alegria... Assim, nossa liturgia dialogou com a MPB e, fomos para casa cheios de vida e sorridentes dizendo: que manhã gostosa!
            Evidente, não posso deixar de agradecer a Deus (Pai-Mãe), pelo aniversário de um aninho da pequena Clarice[5], pois, com todos problemas que encontramos no caminho, temos percebido o quanto o amor é capaz de nos encantar e motivar para a vida! Bendito é Teu nome Senhor pela vida de nossa pequenina! Sou grato também por ter feito sete anos de casado. Grato Senhor por essa esposa-parceira que me enche de vida...
            Aqui, arbitrariamente construindo a memória... Outras vozes podem-devem aparecer para dialogar-criticar...
Há braços
Cláudio Márcio





[1] Estudante de Ciências Sociais da UFRB.
[2] Formado em Teologia pelo STBNe.
[3] Presbítera da Ipu-Muritiba.
[4] Estudantes da UFRB. O primeiro de História e o segundo de Ciências Sociais.
[5] Filha de Val e Barreto que nasceu com alguns problemas de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário