domingo, 23 de setembro de 2018

Precisamos continuar com o protesto...




Meu nome é Vinicius Pinheiro. Sou formado em Serviço Social pela Universidade Federal do Recôncavo. Atualmente estou cursando o mestrado em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe. Atuo nas temáticas da Religiosidade/Espiritualidade na interface com a Saúde Mental e o Serviço Social. Milito pela democracia, pelo Estado de direito, por um Estado laico, pela igualdade de gênero, pelo diálogo inter-religioso, contra o racismo e contra o fascismo latente no contexto brasileiro.
Conheço a Igreja Presbiteriana Unida há cinco anos. Sou de origem religiosa pentecostal e fundamentalista. Meu ingresso no contexto universitário me aproximou da natureza santa da crítica. A dialética me permitiu analisar minha fé e fazer sínteses na direção de um diálogo com sujeitos excluídos e estigmatizados. Pouco tempo depois deste contato com a teoria crítica não fui mais bem-quisto em minha comunidade religiosa de origem, afinal “[...] a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria” (I Sm. 15:23).
O contexto universitário também me permitiu conhecer uma figura fundamental para meu ingresso na IPU: O Rev. Cláudio Márcio Rebouças. O testemunho secular que essa figura deixou como perfume nos espaços em que ocupava me alcançou na universidade. Sim! Surgiu na universidade a possibilidade de retomada a uma comunidade de fé. Bendito seja esse “Rei” que sai às “ruas e esquinas” para convidar os que não merecem para as Bodas de seu Filho (Mt. 22:1-14).
Conheci o mano Cacau. Conheci seu testemunho secular. Conheci sua empatia e compromisso com segmentos excluídos da sociedade e das nossas igrejas. Enfim, me uni a este legado!
Mediado por esta figura conheci a história da IPU, sua característica de resistência, dialógica e ecumênica. Fui apresentado a figuras como Richard Shaull, Rubem Alves (o pastor e o não pastor) e João Dias. Conheci o legado de Jaime e Paulo Wright. Me constrangi diante de uma história tão viva, densa e progressista, enquanto passei boa parte da minha vida alienado no evangelicalismo brasileiro, pensando que o reino tinha apenas isso para nos oferecer.
Nesse sentido, a contribuição da IPU para o protestantismo brasileiro, sem dúvida, é a de lançar luz sobre o caráter diverso (no sentido teológico e ideológico) do movimento protestante. A IPU nasceu num contexto de ditadura - “[...] do lixão nasce flor” (Racionais Mc’s). A história nos deve a valorização dos quadros que romperam com a IPB, sofreram a perseguição e lutaram por uma sociedade democrática e mais humana. Estávamos ao lado de Dom Paulo Evaristo Arns na construção da denúncia compilada no Brasil: nunca mais. Nossa democracia, HOJE ESCARNECIDA E AMEAÇADA, foi regada com sangue IPU.
Precisamos continuar com o protesto. Precisamos continuar com o diálogo. Precisamos discutir com coragem a questão da inclusão dos segmentos excluídos da sociedade – me refiro à comunidade LGBT. Precisamos servir os pobres e sentar-nos à mesa com os oprimidos. O desafio da IPU é estabelecer esse diálogo, realizar pastorais que discutam questões étnico-raciais, de gênero e de classe. Nosso desafio é fomentar o brilho nos olhos da utopia que se perdeu com o advento do neoliberalismo, da dívida pública e da farra dos bancos.
Ademais, o diálogo inter-religioso precisa ser mais trabalhado em nossas comunidades. Tendo a nossa história como baliza, não podemos fazer coro aos discursos de ódio direcionados às religiões de matriz africana. “Que estou fazendo se sou cristão?” Precisamos agir neste contexto de ódio, fomentando o diálogo e a paz. O caráter ecumênico de nossa comunidade de fé é um dos maiores encantos que tenho com a IPU, todavia, ainda precisamos capilarizar a ideia do diálogo inter-religioso neste contexto de ódio-fundamentalista-fascista.
Deus não é neutro, “vigia os ricos, mas ama os que vêm do gueto” (Racionais M’cs). Tampouco podemos ser.

4 comentários:

  1. Boa dissertação sobre nossa comunidade de fé. Deus abençoe e vamos continuar com a unidade na diversidade

    ResponderExcluir
  2. Precisamos continuar protestando. Amo a expressão testemunho na Bíblia Cristã., pois em grego é martyria, mãe da palavra mártir em português. Testemunhar é morrer por uma causa : o reinar de Deus. Eu sou discípulo de Jesus, a testemunha fiel, morto e.torturado pela ditadura romana por defender os pobres e marginalizados e por denunciar a violência do Império Romano. Por isso, faço coro: "Precisamos continuar protestando". Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rev Cláudio. Bom ter você aqui.Sigamos de mãos dadas para o mutirão do Reino.
      Forte abraço!

      Excluir