domingo, 26 de fevereiro de 2023

Ser sal da terra: nosso chamado e missão.

 

Graça, paz e saúde, queridos(as) irmãos(ãs) do nosso Presbitério do Salvador (PSVD)!

Iniciamos um novo ciclo com a eleição do novo Conselho Coordenador do PSVD. Temos profunda gratidão pelo Conselho anterior que nos pastoreou com amor e dedicação no contexto desolador da pandemia, marcado por perplexidade, apreensão, perdas, lutos, lutas, mas também fé, resistência, solidariedade, reconstruções, recomeços...

Neste tempo de recomeços em que nos encontramos, convido-lhes a guardarmos com muito carinho no coração e a traduzirmos em nossa comunhão e caminhadas aquelas palavras de Jesus: “vós sois o sal da terra” (Mt 5.13). Assim como o sal só serve se, na dose certa, preservar e der sabor aos alimentos, nossas Igrejas e Presbitério só “servem para viver se viverem para servir”! O sentido da existência de nossas Igrejas e Presbitério está no nosso sim ao chamado que Deus tem para nós. Está no cumprimento da missão que Deus tem para nossas vidas e Comunidades de Fé.

E não esqueçamos: todo chamado é resposta a um clamor. E são muitos os clamores em nossas Igrejas e ao seu redor. Ainda “há muita fome no meu país” (João Dias), “há tanta gente que é infeliz” (padecendo solidão, ansiedade, depressão e outros males), há crianças e “velhos a padecer”, muitos(as) “sem lar, sem pão”, violências, vidas “sem salvação”. Somos chamados a ser sal em ação: pitadas da salvação de Deus na vida das pessoas e famílias, nas nossas cidades e país, na nossa Mãe Terra tão maltratada pela ganância e desprezo humano. Derrubando os muros do preconceito e do ódio, construindo pontes de reparação, perdão, reconciliação e paz. Com amor, compaixão, solidariedade e cuidado. Com leveza, simplicidade e alegria!

Temos alguns desafios prioritários. Nossas Igrejas precisam (1) crescer de modo saudável (inclusive numericamente); precisamos (2) reestruturar financeiramente nosso Presbitério e (3) aprofundar de forma criativa a nossa Identidade enquanto Igreja Presbiteriana Unida (acolhedora, ecumênica, diaconal/servidora, profética - que denuncia as injustiças e anuncia a esperança, solidária). Precisamos avançar significativamente na Evangelização! Fortalecer/reorganizar o trabalho com crianças, adolescentes e jovens. Para isso “vamos precisar de todo mundo” (Beto Guedes). Mais unidos(as) que nunca! 

Que possamos nos sentir pessoas e Comunidades animadas, encorajadas e guiadas pela Palavra do Deus Vivo: “Não temas, te ajudo, te esforço com a destra da minha justiça, (...) pois de desertos faço mares e de lugares secos mananciais” (Is 41: 10, 18b)! Que possamos nos sentir abraçados(as) pela Perseverança. Protegidos(as) e pastoreados(as) pela Santa Trindade. Abertos ao sopro do Espírito e às surpresas da Graça. Olhos atentos à criança-futuro que nos sorri. Vamos de mãos dadas! Deus conosco!

Rev. Augusto Amorim Júnior (Moderador do PSVD)