quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PORQUE QUANDO ESTOU FRACO ENTÃO SOU FORTE

 

Por: Cláudio Márcio Rebouças da Silva[1]

 

Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro

Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro

(Belchior)


São mais de 170 mil vidas ceifadas pelo COVID-19 restando apenas choro e desesperança ao nosso redor. Parece que os pássaros matinais não cantam mais e que as flores não embelezam e perfumam nossa estrada. Onde estão as borboletas? Em nosso olhar é perceptível o medo e muitas dúvidas. O que e como fazer? O que parecia ser um mês para ser resolvido (abril) numa primeira percepção chegou até novembro. Como será o nosso Natal e o ano de 2021?

Quero contar uma pequena historinha para jogar um pouco de luz neste contexto caótico e tenebroso. Após uma vida bem vivida a velhice trouxe situações adversas e sofredoras. O que faz uma pessoa ao encontrar alguém que ama sofrendo? Isto é, em sua prece pede cura ou descanso para o doente? Quem tem ou vive perto de alguém num leito em casa ou num hospital sabe como é demasiadamente difícil(também) para quem cuida. Quem cuida de quem cuida?

terça-feira, 24 de novembro de 2020

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

 

Por: Cláudio Márcio Rebouças da Silva[1] 

Vez por outra fico pensando nos muitos desafios que me cercam, ou seja, como ser cristão reformado ecumênico no recôncavo baiano? Essa é uma questão extremamente desafiadora-motivadora para tentar desenvolver uma espiritualidade diaconal libertadora-afetuosa cheia de potência de vida não apenas nos templos, mas, nas esquinas e praças da cidade.

Suspeito que é necessário coragem e sensibilidade para (re)criar-se como experiência profunda de uma mística racionalizada em que dimensões corpóreas e culturais não sejam negligenciadas como aspectos secundários na Missio Dei.  É suficiente fazer a leitura da bíblia com lentes arranhadas sem liberdade e esperança? Pregadores e pregadoras do Evangelho cheios de discursos vazios com bonitas palavras ao vento completamente descontextualizadas e alienantes, até quando?